Os beneficiários do Bolsa Família que possuem filhos com idade até sete anos devem manter os seus dados atualizados na área de saúde para deixarem o cartão de vacinação em dia. O Programa também exige que os pais levem as crianças aos postos de saúde, com o cartão de vacinação, para que possa ser feito o acompanhamento do estado nutricional do beneficiário.
Após a primeira ocorrência de descumprimento, a família beneficiada recebe uma comunicação no comprovante de pagamento, que especifica quais dados estão pendentes. Segundo nota enviada pela assessoria da Prefeitura de Petrolina, ao receber a notificação o beneficiário deve se dirigir à sede da Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho (Sedest) e regularizar a sua situação.
Segundo o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), a partir do segundo descumprimento, a família terá o benefício bloqueado por 30 dias. Após a terceira e quarta ocorrências, o benefício é suspenso por 60 dias. O cancelamento da concessão ocorre na quinta vez que for constatado o não-cumprimento das condições. Os municípios têm até o dia 30 de junho para encaminhar os dados coletados ao MDS.


