Belezas naturais de Petrolina e Velho Chico são retratados em artesanato feito por internos da Funase

0

Socioeducandos do Centro de Internação Provisória (Cenip) Petrolina estão aprendendo a fazer artesanato usando telhas. A atividade possibilita que os adolescentes deem vazão à criatividade com elementos simples nas mãos: papel machê e fotos produzidas por outros internos da unidade. Estão sendo fabricados porta-retratos, que, além de passarem a compor o acervo da Fábrica de Artesanato do Cenip, também serão expostos em paredes e estantes das áreas comuns.

A primeira jornada de aprendizado está beneficiando 14 jovens, que terminarão seus trabalhos ainda nesta semana. Depois, outros serão contemplados.

A atividade consiste na colagem da foto na telha e em construir a moldura com a cola feita com papel de jornal. É preciso deixar esse material secando de um dia para o outro. Depois, o processo é bastante simples. A maioria das telhas também foram eles que pintaram. Eles estão bem envolvidos com a atividade“, afirma o coordenador técnico do Cenip Petrolina, Amós Lemos.

O jornal utilizado na confecção é reciclado. Já as imagens, que mostram animais, flores, o Rio São Francisco e outros ambientes que remetem à natureza, tinham sido produzidas em 2016, em outra oficina que ensinou técnicas de fotografia aos socioeducandos. “Essas fotos estavam guardadas desde aquela época e decidimos aproveitá-las. São fotos reais, feitas numa chácara. Com essa atividade, além de trabalhar a criatividade, proporcionamos aos jovens a chance de aprender um artesanato que pode ser algo até rentável para eles no futuro”, avalia Lemos. Com informações da assessoria da Funase.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome