Belém do São Francisco, no sertão de Itaparica, será mais um município banhado pelo Rio São Francisco que deixará de despejar dejetos diretamente no Velho Chico. A Codevasf prepara o processo de transferência da gestão do sistema, que será operacionalizado pela Prefeitura Municipal ou pela Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa).
Segundo o gestor do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) em Pernambuco, Ricardo Lisboa, uma comissão será criada para oficializar a cessão do sistema de esgotamento ao município – o que deve ocorrer até o final do ano. “Depois a prefeitura decide se repassa a gestão do serviço de esgoto ao Estado. O importante é que a obra já está pronta para entrar em operação”, frisa Lisboa.
A Codevasf investiu quase R$ 3 milhões do PAC para impedir que o esgoto produzido na área urbana do município seja lançado sem tratamento no Rio São Francisco. Em Belém foram instalados 13 km de rede de esgoto para coleta e transporte dos resíduos que passarão por duas estações elevatórias, uma de tratamento e em seguida desaguarem no Velho Chico sem contaminar o rio. Em média, uma pessoa consome 150 litros de água diariamente e dessa cota 120 litros escoam pelo esgoto. Por esses valores, em Belém do São Francisco mais de 2,4 milhões de litros de esgoto bruto deixarão de ser depositados na natureza. (com informações e foto da CM Codevasf)




Excelente notícia. Que bom seria se todas as cidades às margens do rio tomassem esse tipo de atitude.
Recentemente a Prefeitura estava gastando dinheiro fazendo homenagem o RIO SÃO FRANCISCO aqui em Petrolina. A maior homenagem a ser feita é essa que o municipio acima está fazendo, tirar os esgotos e tapar todas as bocas de lobos da cidade que derramam no rio. São veias podres!!!