Barragem de Sobradinho é orgulho para engenharia brasileira

por Carlos Britto // 25 de março de 2009 às 23:35

Orgulho da engenharia brasileira, a barragem foi construída em dez anos e forma o maior lago artificial do país, com 4200 km2 de área e capacidade para armazenar 34 bilhões de metros cúbicos.

A barragem de Sobradinho, no Norte da Bahia, foi construída na década de 70 para produzir parte da energia elétrica utilizada no Nordeste. Mas a represa trouxe também outros benefícios para a região. A água armazenada no maior lago artificial do país passou a garantir o sustento de agricultores, como mostra a última reportagem da série Açudes e barragens do Nordeste.

Na região, plantar cebola e manga, por exemplo, só é possível graças ao canal de distribuição de água. “Aqui só se criava bode, gado… Não tinha plantio de jeito nenhum”, conta o agricultor Ubanildo Eliseu Torres.

A água que irriga as plantações vem da barragem de Sobradinho, localizada a 46 km de Juazeiro, no Norte da Bahia. Antes da barragem, segundo o agricultor Josafá Dias, “não existia praticamente nada aqui”.

Uma aldeia indígena se instalou no local, de olho nas águas do rio São Francisco represadas na barragem. São 32 famílias da tribo Trucá. ” Pra nós essa água é uma bênção, é fonte de vida”, comemora a cacique Rita da Silva.

Orgulho da engenharia brasileira, a barragem foi construída em dez anos e forma o maior lago artificial do país, com 4200 km2 de área e capacidade para armazenar 34 bilhões de metros cúbicos.

Atualmente, 80% da capacidade e também usada para gerar energia, na Usina de Sobradinho, que produz cerca de 500 megawats de potência – produção responsável por 7% da energia diária consumida no Nordeste.

Barragem de Sobradinho é orgulho para engenharia brasileira

  1. UMBERTO ALVES disse:

    Bom dia Britto.

    A barragem de Sobradinho é mesmo um orgulho para o Brasil. É verdade que é o maior lago artificial do Brasil, só faltou lembrar que é o segundo maior lago artificial do mundo.

    Um abraço.

  2. Opara disse:

    Um grande presente que o governo federal podia dar a Barragem de Sobradinho seria a Escadaria Ecológica, o que permitiria aos cumprir o percurso da Piracema. Foi feito em Foz do Iguaçu… então em Sobradinho seria tranquilo realizar.

  3. kaio disse:

    a barragem de Sobradinho tem a lago mais grande do pais eu moro na bahia e tenho ogulho de te uma lagoa tão grande valença – bahia

  4. Para mim participar da montagem eletromecanica desta barragem

    trabalhando pela Empresa Montreal Engenharia S/A periodo de

    Abril 1978 a Março 1983, min sinto bastante orgulho, ver as fotos

    na intenet

  5. vanessa disse:

    Essa empresa ainda existe.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *