Barragem de Pau Ferro passa por obras de recuperação

por Carlos Britto // 19 de dezembro de 2008 às 13:56

Os moradores de Pau Ferro, povoado rural localizado a cerca de 70 quilômetros de Petrolina, esperam com ansiedade o próximo período de chuvas na região. O motivo de tanta expectativa diz respeito à principal barragem do povoado, que passou recentemente por obras de recuperação realizadas pela 3ª Superintendência Regional da Codevasf (Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba).

 

Os serviços feitos na barragem tiveram o objetivo de conter a erosão, não só na parte do sangradouro, como também por toda a parede – o que impedia o armazenamento da água pluvial. Em relação ao sangradouro, foi construída uma queda d’água feita de cimento e pedra, para evitar rompimentos. Já a parede interna da barragem passou por uma “costura” feita com uma trilha de pedras, que vai garantir o armazenamento da água por um período razoável.

 

Para se ter idéia, quando está com sua capacidade completa, a barragem atende a cerca de 100 famílias de Pau Ferro e localidades circunvizinhas. De acordo com o professor Raimundo César Clemente Rocha, a recuperação da barragem garante a sobrevivência do homem do campo, sobretudo nos períodos prolongados de seca. “Por pelo menos três anos a água da barragem mantém o sustento das famílias que vivem na região”, afirma.

 

 

Antonio Carlos Miranda

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *