Banco de leite necessita de doações para atender bebês prematuros em Petrolina

por Carlos Britto // 01 de fevereiro de 2016 às 08:20

Com baixo estoque, O Banco de Incentivo e Apoio ao Aleitamento Materno (Biama) em Petrolina está fazendo um apelo por doações de leite para atender os bebês que nasceram prematuros e suas mães têm dificuldade de lactar. A unidade, localizada no Hospital Dom Malan (HDM), não consegue atender à demanda. Mais de 30 bebês estão necessitando do leite e o estoque está quase zerado na unidade.

Segundo a enfermeira do Biama, Yany Cruz, toda mãe que amamenta e é saudável, é uma possível doadora. “Ela [a mãe] tem que estar amamentando e ter excesso de leite. Ela precisa ser saudável, não estar tomando medicamento, não beber, não fumar, não usar drogas e ter pelo menos cinco anos que não realizou transfusão de sangue. Antes [de realizar o procedimento], porém, a gente faz uma entrevista com a candidata  para saber se ela pode fazer a doação”, explicou. “O que mais ajuda a aumentar a produção de leite é estimular a mama, ou seja, o bebê mamar”, completou.

A coleta do leite pode ser feita na própria unidade ou na residência da doadora. Basta ligar para o telefone (87) 3202-7000 (ramal 7067) e informar dados pessoais, telefone e endereço que uma equipe vai até a casa da doadora, orienta como fazer a chamada ‘ordenha’ e entrega um kit para fazer a coleta. Quem preferir pode se dirigir ao Biama, que fica anexo ao HDM, localizado na Avenida Joaquim Nabuco, s/n, no Centro de Petrolina. (foto/arquivo divulgação)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários