Banco de Alimentos de Juazeiro bate e fechará 2023 com mais de 200 mil quilos de alimentos doados

por Carlos Britto // 17 de dezembro de 2023 às 16:20

Foto: Ícaro Alexandre/Ascom PMJ AMA

O Banco de Alimentos de Juazeiro (BA) encerrará o ano com números animadores que reforçam a esperança e a solidariedade dos cidadãos pelo próximo. Até outubro de 2023, foram mais de 200 mil quilos de doações, número alcançado em 2022 apenas no final do ano.

Coordenado em parceria entre Autarquia Municipal de Abastecimento (AMA), a Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (SEDES) e a Agência de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária (Adeap), o programa tem garantido auxílio a famílias em situação de vulnerabilidade social, reduz o desperdício de alimentos e ainda possibilita a complementação alimentar de qualidade.

Para que os alimentos cheguem a 19 instituições filantrópicas e aos Centros de Referência de Assistência Social (CRASs) de Juazeiro, há uma verdadeira força-tarefa. Frutas, verduras, legumes e cereais são doados, diariamente, por permissionários do Mercado do Produtor e encaminhados à Central de Serviços e Apoio à Agricultura Familiar (CESAF), onde é feita a triagem e separação de kits, quando são encaminhados aos CRASs e entidades cadastradas.

Na gestão da prefeita Suzana Ramos nós aumentamos o número de instituições e esse número vem crescendo. Temos uma programação onde, todos os dias, atendemos a um CRAS e a uma instituição. A depender do volume de doações, entregamos a mais de uma instituição. Costumo dizer que o nosso trabalho não mata a fome de ninguém, mas diminui a fome de muita gente“, destaca a coordenadora da CESAF, Maria Helena Carvalho.

De acordo com a Autarquia Municipal de Abastecimento (AMA), da Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (Sedes) e da Agência de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária (Adeap). O programa tem garantido auxílio a famílias em situação de vulnerabilidade social, reduz o desperdício de alimentos e ainda possibilita a complementação alimentar de qualidade.

‘Sopão da Esperança’

Uma das instituições auxiliadas pelo Banco de Alimentos ficou nacionalmente conhecida após aparecer no Programa Domingão com Huck: o ‘Sopão da Esperança’, gerido por Nádia Ribeiro. “O Banco de Alimentos é essencial para o projeto. São 14 comunidades mais vulneráveis de Juazeiro que recebem o sopão, que só é possível através dos permissionários do Mercado do Produtor, que fazem as doações de frutas e verduras. Para o meu projeto social, ele tem sido de suma importância e eu sou muito grata a toda a equipe da Prefeitura de Juazeiro por tudo“, celebra Nádia.

Para o diretor-presidente da AMA, Daniel Mota, o Banco de Alimentos é um dos motivos de orgulho da Autarquia. “É uma alegria imensa o Mercado do Produtor de Juazeiro participar de uma ação tão grandiosa como essa. Só temos a agradecer aos permissionários que, diariamente, nos auxiliam com as doações. Todos os dias são doadas três toneladas, que atendem cerca de 8 mil pessoas por semana e 32 mil no mês“, disse Mota.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários