Baixio do Irecê será primeiro projeto público de irrigação a ser leiloado

por Carlos Britto // 01 de junho de 2022 às 08:10

Foto: reprodução

O governo federal realiza nesta quarta-feira (1º), às 14h na B3, em São Paulo, o leilão do Projeto de Irrigação do Baixio do Irecê, localizado na Região do Médio São Francisco, no município de Xique-Xique, norte da Bahia. O certame será o primeiro da modalidade a ser realizado no Brasil e vai contar com a presença do ministro do Desenvolvimento Regional, Daniel Ferreira.

O Baixio de Irecê, que usará águas do Rio São Francisco, é o maior da América Latina, abrangendo 105 mil hectares, com cerca de 48 mil hectares de área irrigável. A previsão de investimentos é de R$ 1,1 bilhão, em 35 anos, beneficiando mais de 250 mil pessoas, além da possibilidade de gerar, na região, aproximadamente 180 mil novos postos de trabalho.

Na ocasião serão leiloadas as etapas 3 a 9 do projeto. A concessão foi estruturada pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), Secretaria de Fomento e Parcerias com o Setor Privado do Ministério do Desenvolvimento Regional (SFPP/MDR) e Secretaria Especial do Programa de Parcerias de Investimentos do Ministério da Economia (SEPPI/ME).

Sairá vencedora a maior proposta de outorga fixa para a concessão. Durante os 35 anos de administração, a futura concessionária ficará responsável pela implantação, operação e manutenção da infraestrutura de irrigação. O certame, piloto da carteira de concessões de projetos de irrigação em desenvolvimento pelo Governo Federal, foi adiado anteriormente devido ao ineditismo e à complexidade do projeto, a pedido das empresas interessadas. A alteração permitiu, portanto, uma maior concorrência no leilão da concessão – o primeiro da história do País para um projeto público de irrigação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários