Baixa umidade do ar acende alerta para riscos de incêndios e problemas de saúde

por Carlos Britto // 18 de outubro de 2022 às 14:40

Foto: Pedro Angelo

A Defesa Civil de Juazeiro (BA) recebeu novos alertas do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) sobre a baixa umidade do ar na cidade. Segundo o Inmet, esta semana a umidade deve variar entre 30% e 20% na cidade, sendo que a Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda, como índice ideal, 60%.

Sem expectativa de chuvas para este período, o ar seco deve continuar, o que além de exigir cuidados com a saúde, aumenta os riscos de incêndio em áreas de vegetação mais seca. 

Orientações

As orientações das autoridades de saúde são de que as pessoas evitem fazer exercícios físicos ao ar livre até às 16h. Dentro de casa, também é importante manter alguns cuidados, como umidificar o ambiente com vaporizadores, bacias de água ou toalhas molhadas. Além disso, é preciso aumentar o consumo de líquidos e, sempre que possível, permanecer em locais protegidos do sol.

O coordenador da Defesa Civil em Juazeiro, Ramiro Cordeiro, alerta que o tempo seco também favorece a ocorrência de incêndios florestais. Por isso, a orientação é evitar acender fogo ou realizar qualquer tipo de queimada, contribuindo assim para aumentar a segurança durante o período de estiagem. Em caso de emergências, o contato da Defesa Civil é (74) 9 9931-2210.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.