Bahia tem maior número de crianças e adolescentes trabalhando do país

por Carlos Britto // 13 de junho de 2009 às 08:00

trabalho-infantilNo dia Internacional de Combate ao Trabalho Infantil, comemorado ontem (12),   um triste retrato da infância na Bahia. O estado tem o maior número de crianças e adolescentes trabalhando do país, segundo a Organização Internacional do Trabalho.

Em 2007, de acordo com o Ministério Público do Trabalho, existiam na Bahia 438 mil trabalhadores entre 10 e 17 anos. No mesmo ano, mais de 23% do total de adolescentes baianos estudavam e também trabalhavam.

De acordo com a Organização Internacional do Trabalho, 10% do total de meninas e meninos trabalhadores do Brasil estão aqui na Bahia.

Tem uma questão econômica, de pobreza, 50% das famílias baianas vivem com uma renda abaixo de meio salário mínimo.

A lei é clara: quem tem menos de 16 anos não pode trabalhar. Mas a partir dos 14 é permitido participar de programas de jovens aprendizes.

Bahia tem maior número de crianças e adolescentes trabalhando do país

  1. Expedito disse:

    ENQUANTO ISSO EM BRASÍLIA:

    Os boletins secretos que o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), afirma desconhecer foram utilizados em maio de 2003 para nomear sua sobrinha Vera Portela Macieira Borges para um cargo na Casa, informa o jornal o Estado de S.Paulo. Apesar de morar em Campo Grande (MS), a 1.079 quilômetros de Brasília, ela foi contratada para exercer o cargo de confiança de assistente parlamentar, com salário de R$ 4,6 mil, originalmente na presidência do Senado. Sarney exercia, na ocasião, seu segundo mandato como presidente da Casa. Vera está na folha de pagamento do Senado até hoje.

    Procurada ontem, a assessoria de Sarney confirmou o parentesco, a nomeação e informou que, na verdade, Vera dá expediente no escritório político do senador Delcídio Amaral (PT-MS), em Campo Grande. No entanto, o Estado telefonou ontem para o escritório de Delcídio em Campo Grande e, lá, funcionários disseram – em entrevista gravada – não conhecer nenhuma Vera Macieira. ‘Não tem ninguém aqui com esse nome. É estranho isso’, disse um assessor de Delcídio em Campo Grande.

    ESTÁ NA HORA DE COLOCAR ESSAS RAPOSAS VELHAS PARA FORA DA POLÍTICA. E AINDA FALAM QUE NÃO EXISTE DINHEIRO PARA A SAÚDE, SANEAMENTO, EDUCAÇÃO, COM TANTA CORRUPÇAÕ NÃO TERMINA SOBRANDO NADA MESMO. ONDE ESTÃO OS CARAS PINTADAS? NUNCA VI NA MINHA VIDA , UMA SUCESSÃO DE ESCÂNDALOS ENVOLVENDO OS NOSSOS REPRESENTANTES TODA SEMANA.

  2. Expedito disse:

    Atos secretos: ninguém sabia; só a torcida do Flamengo

    Quem sabia 1 – Além de Agaciel Maia e Alexandre Ganizeo, tinham conhecimento dos atos secretos da Mesa os diretores de Recursos Humanos do período, os senadores que tiveram nomeações às escondidas em seu gabinete e o ex-advogado-geral do Senado Antonio Cascais.

    Quem sabia 2 – Também estavam cientes de que alguns atos não iam a publicação todos os ocupantes da primeira-secretaria desde que a prática começou a vigorar e os presidentes em cujos períodos foram feitos expedientes secretos. Daí a calma de Agaciel. (Painel – Folha de S.Paulo)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *