Bahia tem dois casos suspeitos da nova gripe

por Carlos Britto // 14 de junho de 2009 às 22:40

mascara8Dois novos casos suspeitos de infecção pelo vírus Influenza A (H1N1) estão sob observação na Bahia. Segundo a Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), um médico, cuja identidade não foi revelada, apresentou sintomas da nova gripe ao desembarcar no Aeroporto de Salvador no último sábado. Ele estava acompanhado da esposa.

O casal voltava de Buenos Aires, na Argentina.   Apesar de não mostrar sintomas da doença – semelhantes aos da gripe comum – a mulher segue em observação.

De acordo com a Secretaria de Saúde, a medida foi tomada devido ao contato entre os dois. O casal foi submetido a exames para confirmar ou não a presença do vírus. O resultado está previsto para sair neste segunda-feira, 15.

Desde o início do plano do contingência implementado pelo governo do Estado para combater a gripe A, 13 casos foram considerados suspeitos na Bahia. Destes, apenas um se confirmou: o de um empresário de 29 anos, que esteve nos EUA e China entre 30 de maio e 7 de junho. Ele recebeu alta e passa bem, afirma a Sesab.

Além do casal, a Bahia investiga um outro caso da gripe. A secretaria aguarda para esta segunda-feira, 15, o resultado dos exames de uma mulher de 42 anos, suspeita de contrair o vírus numa viagem ao Rio Grande do Sul.