Bahia é um dos estados com maiores perdas de ICMS do país

por Carlos Britto // 05 de julho de 2009 às 10:46

A Bahia foi o Estado, juntamente com Minas Gerais, com maior retração na receita de ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) por conta da crise econômica.

O imposto é a principal fonte de arrecadação dos Estados. Na Bahia, a queda de janeiro a abril foi de 11,9% em comparação com mesmo período de 2008. Em Minas, a retração foi ainda maior, 16,2%, em relação ao ano passado.

Outros cinco estados, entre os dez que mais arrecadam, também perderam receita com o ICMS no período. A queda de arrecadação continuou em abril e em maio.

Na Bahia, a perda do ICMS foi de R$ 427 milhões no quadrimestre, ou 18,5% dos investimentos do Tesouro baiano em 2009. Para tentar diminuir a perda, o secretário da Fazenda, Carlos Martins, determinou o incremento na fiscalização e no combate à sonegação fiscal dos combustíveis, uma das principais fontes da receita do Estado.

Segundo o governo baiano, uma das medidas é fiscalizar a comercialização de álcool combustível em parceria com as secretarias da Fazenda de Minas e do Espírito Santo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *