Bahia anuncia concurso e nomeações de mais de 600 professores e técnicos

por Carlos Britto // 08 de outubro de 2023 às 07:27

Foto: Joá Souza/GOVBA

O governador Jerônimo Rodrigues se reuniu com as reitorias das Universidades Estaduais Baianas (Uebas) em seu gabinete para dar continuidade ao diálogo iniciado com as instituições e apresentar as devolutivas das demandas apresentadas em reuniões anteriores. A principal determinação é a admissão de 638 docentes e técnicos para todas as universidades através de concursos, seleções públicas, convocações, nomeações e contratações, com investimento de R$ 32,3 milhões no orçamento estadual para 2024. A autorização foi publicada no Diário Oficial Estadual (DOE) deste sábado (7).

“Sou professor, a minha secretária da Educação é professora da rede das Universidades Estaduais, e nós combinamos uma agenda em três momentos. A primeira, que é urgente, é de pessoal. Professores, professoras, concursos e Redas para a gente restabelecer o número adequado da demanda das quatro universidades estaduais, mas, também, de servidores técnicos. Nós estamos falando de quase 700 profissionais”, explicou o governador.

Jerônimo destacou que a reunião também fechou um diálogo com as universidades sobre o programa de bolsas ‘Mais Futuro’, entre outras possibilidades de atuação das instituições de ensino superior. “Vamos nos encontrar com os estudantes para apresentar as mudanças que podemos garantir. Combinamos uma próxima agenda para tratarmos efetivamente do custeio, do funcionamento das universidades, das obras e daquelas ações que as unidades precisam fazer. Teremos ainda agenda com as universidades sobre temas importantes do desenvolvimento do Estado da Bahia, como energia renovável, sustentabilidade, os programas que estão sendo desenvolvidos, como o caso da ferrovia, como é que as universidades estaduais podem contribuir para essa nova Bahia”, detalhou.

A secretária de Educação, Adélia Pinheiro, garantiu que o diálogo com as Uebas continua. “É importante dizer que, permanentemente, o governo do Estado se encontra com os reitores para a construção de uma pauta e para buscar soluções, como fizemos aqui hoje. Também temos esse diálogo com os sindicatos de representação dos docentes, sindicato de representação dos técnicos universitários e com o movimento estudantil, como já sinalizado”. Além dos reitores da Universidade Estadual da Bahia (Uneb), Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), Universidade Estadual do Sul da Bahia (Uesb) e Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), participaram do encontro os titulares da Casa Civil, Afonso Florence; da Administração, Edelvino Goés; e de Ciência, Tecnologia e Inovação, André Joazeiro; além de outros gestores estaduais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários

  1. A manutenção da estátua de Daniel Alves manterá também a contradição de seus atos. Hoje os monumentos também servem para…