Bahia alerta para perigo de festas e aglomerações no São João em virtude de variante do Coronavírus

por Carlos Britto // 18 de junho de 2021 às 21:00

Com a aproximação do São João, a Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab) emitiu alerta à população para que não realize festas e aglomerações, principalmente devido aos dados sobre a disseminação da variante P1 do novo coronavírus (Covid-19), que estão no boletim do Laboratório Central de Saúde Pública do Estado (Lacen-BA) divulgado nesta sexta-feira (18).

Com alto potencial de transmissão e risco aumentado para internações, a P1 atualmente é responsável por 80% das infecções no Estado. O Lacen-BA já realizou o sequenciamento de 257 amostras provenientes de pacientes de 98 municípios dos nove Núcleos Regionais de Saúde da Bahia desde setembro de 2020 até 21 de maio deste ano. Até o momento não foi identificada nenhuma amostra com a variante indiana.

A escolha das amostras para o sequenciamento foi baseada na representatividade de todas as regiões geográficas da Bahia, casos suspeitos de reinfecção, amostras de indivíduos que evoluíram para óbito, contatos de indivíduos portadores de variantes de atenção (VOC) e indivíduos que viajaram para área de circulação das novas variantes com sintomas clínicos característicos, como dificuldade de respirar, muito cansaço, SRAG e/ou pneumonia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *