BA e PE unem forças para combater mosca da fruta no Vale do São Francisco

por Carlos Britto // 18 de maio de 2022 às 17:30

Foto: Reprodução

Na manhã de hoje (18), o secretário da Agricultura Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura da Bahia (Seagri), Leonardo Bandeira, acompanhado pelo chefe de gabinete Seagri, Alisson Gonçalves, se reuniu com o secretário de Desenvolvimento Agrário de Pernambuco, Luís Eduardo Cavalcanti. Na pauta, a criação de uma Área de Proteção Fitossanitária na região do Vale do São Francisco, em parceria entre a Bahia e Pernambuco, para combate à mosca da carambola, importante praga que costuma atacar plantios de frutas. As discussões avançaram no sentido da efetivação de um Termo de Cooperação Técnica entre os dois estados.

O Vale do São Francisco, no tangente à região limítrofe entre Bahia e Pernambuco, é uma das mais importantes áreas de produção de frutas do Brasil. Com 45 mil hectares, 17 mil dos quais cultivados por 2.800 agricultores familiares, o Vale é responsável por 98% das exportações de uva e 92% das exportações de manga do país, além de manter mais de 240 mil empregos diretos.

Como mostram os dados, a fruticultura é a principal atividade econômica da região e se a praga não for combatida, o resultado será a depreciação do produto, o aumento dos custos da produção, a perda de milhares de empregos diretos e dos mercados interno e externo.

Também estiveram presentes à reunião técnicos da Seagri e representantes da Moscamed Brasil, uma OS (Organização Social) reconhecida pelo Ministério da Agricultura e pelo Governo da Bahia, com certificação internacional para suas ações. A Moscamed tem expertise no monitoramento e controle biológico de pragas na Bahia, sendo parceira da Seagri em vários projetos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.