Autorizado início do Programa Terra Pronta para safra 2008/2009

por Carlos Britto // 18 de dezembro de 2008 às 19:45

O Governo do Estado está reiniciando as atividades dos Programas Terra Pronta e de Distribuição de Sementes para a safra 2008/2009. Os trabalhos serão iniciados pelas regiões do Sertão do São Francisco, Araripe, Central e Itaparica. A Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária através do Instituto Agronômico de Pernambuco – IPA, já autorizou a liberação de sementes dos Centros de Produção e Comercialização de Petrolina e Ibimirim para abastecer agricultores que pertencem à jurisdição das Gerências Regionais de Araripina, Petrolina e Salgueiro, pelo Programa de Distribuição de Sementes.

O preparo vai garantir uma concentração do plantio, de acordo com o calendário agrícola, diminuindo assim, o risco de frustração de safra, como também um melhor controle das pragas e doenças. A meta é preparar 44 mil hectares de terra, com 132 mil horas/máquinas, empregando recursos da ordem de R$ 8 milhões, oriundos do Tesouro Estadual. Já o Programa de Sementes vai assegurar o plantio em 86 mil hectares de terras, de cerca de 1,6 toneladas de sementes, entre feijão vigna e phaseolus (corda e mulatinho), milho, sorgo (granífero e forrageiro), algodão e arroz, o que representará um investimento da ordem de R$ 6 milhões. O calendário de atividades do programa prevê o atendimento de 127 municípios, a partir da chegada das chuvas em cada região do Estado.

“Com isto, o Governo garante ao pequeno agricultor o preparo mecanizado das terras, o acesso a sementes de qualidade e ao plantio de feijão e milho,”, disse o presidente do IPA, Júlio Zoé de Brito. Outra vantagem é a de que a ação faz a diferença no tempo e na qualidade do serviço para os trabalhadores rurais. “O trabalhador, utilizando apenas a enxada, não tem condições de preparar adequadamente seu solo. Isso multiplica em pelo menos três ou quatro vezes, a área que uma família poderia cultivar”, afirma Zoé.

Beneficiários – A ação beneficiará exclusivamente agricultores familiares, prioritariamente os que aderiram ao Programa Garantia Safra 2007/ 2008, proprietários de áreas inferiores a 10 hectares de terra. As famílias interessadas em participar do programa, devem pertencer às associações e sindicatos rurais, e procurar os escritórios do IPA em seu município para fazer o cadastro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.