Autoridades pernambucanas lamentam falecimento de Joaquim Francisco

por Carlos Britto // 03 de agosto de 2021 às 18:59

Foto: Blog do Carlos Britto/arquivo

Diversas autoridades políticas pernambucanas, independente de cores partidárias, manifestaram-se nesta terça-feira (3) lamentando a morte do ex-governador Joaquim Francisco na tarde de hoje.

Pernambuco perdeu um dos seus filhos mais ilustres. O ex-governador Joaquim Francisco foi um homem de diálogo e extremamente dedicado à sua terra e ao seu povo. Ingressou cedo no serviço público chegando até o cargo de procurador. Joaquim também tinha a política no sangue. Foi secretário estadual, deputado federal por sucessivos mandatos, ministro do Interior e prefeito do Recife em duas ocasiões. E teve a honra de governar seu Estado, no período de 1991 até 1994. Estamos decretando luto oficial em Pernambuco por sete dias em sua memória, e queremos manifestar nossa solidariedade, neste momento de profunda tristeza, aos seus familiares e amigos. Em especial à sua esposa Sílvia, suas filhas e genros, e ao seu sobrinho José Neto, nosso secretário da Casa Civil”. (Paulo Câmara, governador de Pernambuco)

Registramos com profundo e sincero pesar o falecimento do ex-governador Joaquim Francisco. Joaquim faz parte de uma estirpe política que traz as marcas do compromisso intransigente com os valores morais mais caros de Pernambuco. Sério, decente, correto, leal, probo, esse era Joaquim. Teve a oportunidade de, como homem público que ocupou diversos cargos, através dos seus gestos e atitudes, sempre expressar o espírito altivo e o irredentismo de Pernambuco. No momento tão desafiador que vivemos, o legado de Joaquim servirá de farol para nosso País, nosso Estado e nossa gente. Em nome de sua mulher Silvia e seus filhos, e do fraterno amigo secretário da Casa Civil, José Francisco Neto, prestamos nossa solidariedade à família. Que Deus o guarde em merecido lugar e conforte toda a família”. (Danilo Cabral, deputado federal)

Pernambuco perde mais um grande nome de sua história. O ex-governador Joaquim Francisco nos deixa com uma biografia honrada e enormes serviços prestados pela sua gente. Prefeito do Recife, deputado federal e ministro de Estado, dentre inúmeras contribuições, Joaquim Francisco foi peça decisiva na construção da Lei de Responsabilidade Fiscal. Como prefeito e governador deixou incontáveis obras. Mas acima disso tudo, sua principal virtude foi a dedicação permanente por um Brasil justo. Expresso aqui minhas condolências a todos os familiares e amigos do governador Joaquim Francisco”. (Miguel Coelho, prefeito de Petrolina)

Com profundo pesar, recebo a notícia do falecimento do ex-governador Joaquim Francisco. De perfil conciliador, foi um exemplo de homem público e uma grande referência política para Pernambuco. Com a trajetória marcada pela correção e a ética, Joaquim Francisco estava à frente de todos os debates sobre a política de Pernambuco. Deixa como legado relevantes serviços prestados ao nosso Estado como prefeito do Recife, governador, ministro de Estado e deputado federal. Minha solidariedade aos familiares e amigos”. (Fernando Bezerra Coelho, senador)

A capacidade de dialogar sempre foi uma das marcas do ex-governador Joaquim Francisco, que faleceu hoje. Uma vida dedicada a Pernambuco e à política, que ele sempre dizia fazer parte do ar que respirava. E fazia. Com um humor peculiar e uma curiosidade grande sobre tudo, era mestre na arte de conversar, fosse qual fosse o tema. Em sua trajetória ocupou dezenas de cargos no Executivo (municipal, estadual e federal) e no Legislativo (estadual e federal). Foi prefeito do Recife por duas vezes, governador de Pernambuco, deputado federal e ministro do Interior. Toda minha solidariedade à família”. (Marília Arraes, deputada federal)

A morte de Joaquim Francisco representa uma grande perda para Pernambuco. Ele nos deixou grandes ensinamentos como homem público, cujas características encarnavam muito bem o espírito de Pernambuco; altivo, afirmativo e dedicado às melhores causas. Soube exercer o poder, mas soube também viver com muita dignidade fora dele. Nos últimos anos, era muito bom ouvi-lo, e tê-lo presente no debate dos temas de interesse do País e do mundo, pois se mantinha sempre atualizado. Tenho certeza de que o povo de Pernambuco saberá a esta hora lhe prestar um justo tributo. Deixo a expressão de meu profundo sentimento de pesar e de solidariedade a Dona Silvia e a toda sua família”. (Armando Monteiro Neto, ex-senador)

“É com profundo pesar que recebo a triste notícia de que Pernambuco perdeu, hoje, um dos seus maiores líderes, um dos grandes pensadores e entusiasta da boa política. De uma trajetória marcada por grandes feitos e laços construídos em favor do nosso estado, Joaquim Francisco destacou-se como prefeito, deputado federal, ministro e governador de Pernambuco. Construímos uma boa relação, da qual, com certeza, sentirei muita falta. Deixo aos familiares, amigos e apoiadores, meus mais sinceros sentimentos”.(Anderson Ferreira, prefeito de Jaboatão dos Guararapes)

Nos deixou, hoje, o ex-governador Joaquim Francisco. Joaquim foi um homem que honrou a atividade política em todos os cargos públicos que ocupou. Teve uma trajetória vitoriosa e prestou relevantes serviços ao Recife, como seu prefeito em duas ocasiões, ao estado de Pernambuco, na condição de governador, e ao Brasil, como deputado e ministro. No exercício do mandato parlamentar, foi relator da Lei de Responsabilidade Fiscal, determinante para o equilíbrio das contas públicas do país e para a recuperação da confiança naquele período de reconstrução da nossa economia. Deixa uma enorme lacuna na vida pública de Pernambuco e do Brasil. Transmitimos nosso profundo sentimento de pesar à sua família e aos seus muitos amigos”. (Raul Henry, presidente do MDB de Pernambuco)

Foi com imensa tristeza que recebi a notícia do falecimento do ex-governador e deputado por Pernambuco, Joaquim Francisco. Perdemos um dos atores políticos do nosso Estado, que deu importantes contribuições para o desenvolvimento de Pernambuco. Sua partida deixa uma enorme lacuna, porque a sua coleção de legados é inesgotável. Ofereço as minhas condolências à família e aos amigos do ilustre e querido Joaquim Francisco, nesse momento de dor, partida e profunda superação”. (Gonzaga Patriota, deputado federal)

“O Partido Progressistas de Pernambuco lamenta profundamente a morte de Joaquim Francisco, ex-governador de Pernambuco. Grande nome da política brasileira, Joaquim também foi prefeito do Recife, deputado federal e deixa grandes ensinamentos. Nosso sentimento de pesar aos familiares, especialmente a esposa e filhos. Que Deus conforte o coração de todos!”. (Eduardo da Fonte, presidente do Partido Progressistas/Pernambuco)

Lamento profundamente a morte do ex-governador Joaquim Francisco, que também exerceu o mandato de prefeito do Recife, deputado federal e ministro. Um homem inteligente, que prezou pela boa política, pelo diálogo e, acima de tudo, sempre trabalhou em defesa dos interesses de Pernambuco. Nesse momento de dor, em nome da ex-primeira-dama Drª Silvia Cavalcanti, me solidarizo com todos os familiares e amigos que ele construiu ao longo da vida pública”. (Silvio Costa Filho, deputado federal e presidente do Republicanos/PE)

Recebo com muita tristeza a notícia do falecimento do ex-governador de Pernambuco, Joaquim Francisco. Tínhamos uma relação forte de amizade. Recordo com muito carinho de uma conversa informal que tivemos. Eu perguntei sobre o ensinamento que ele poderia dar para a vida. Ele me respondeu: lealdade e gratidão. Passei a levar essa resposta como um mantra em cada passo que dou. Que Deus conforte o coração dos amigos e familiares. Siga em paz amigo“. (Alberes Lopes, secretário do Trabalho, Emprego e Qualificação de Pernambuco)

Autoridades pernambucanas lamentam falecimento de Joaquim Francisco

  1. Sanfranciscano disse:

    Meus pêsames à família! Só lamento que quando ele foi governador pouco fez pela região do São Francisco.

  2. otavio disse:

    Sem dúvidas um homem de espírito público na acepção exata da palavra. Um homem público e probo como pouquíssimos. Tivemos o privilégio de acompanhá-lo em pelo menos umas duas das suas andanças pelo sertão. Que Deus o tenha e conforte seus familiares.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários