Autoridades brasileiras em alerta contra gripe suína

por Carlos Britto // 26 de abril de 2009 às 08:10

O Ministério da Saúde brasileiro anunciou ontem (25) que foi acionado o Gabinete Permanente de Emergência, formado por representantes da pasta, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), para acompanhar os casos de gripe suína detectados na América do Norte.

Em nota oficial divulgada, o ministério afirma que o grupo irá se reunir todos os dias em Brasília para acompanhar a evolução da doença. Segundo o ministério, não há evidências da circulação desse vírus em pessoas no Brasil e que a campanha de vacinação de idosos contra a gripe continuará normalmente até o dia 8 de maio.

O monitoramento dos passageiros vindos do México e dos Estados Unidos foi intensificado nos aeroportos brasileiros. A tripulação das aeronaves deverá orientas os viajantes, ainda durante o voo, sobre os sintomas, como febre acima de 39 graus acompanhada de tosse e/ou dores de cabeça, nos músculos e nas articulações.

O texto da nota do Ministério da Saúde ressalta que o “consumo de produtos de origem suína não representa risco à saúde das pessoas”.

Fonte: Portal de Notícias G1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *