Aumento do ICMS terá impacto direto nas compras em sites de e-commerce

por Carlos Britto // 13 de abril de 2024 às 21:00

Foto: Reprodução internet – arquivo Blog

Em uma recente reunião do Comitê Nacional de Secretários Estaduais de Fazenda (Comsefaz), representantes de governos estaduais discutiram um possível aumento na alíquota do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) para compras feitas em sites de e-commerce internacionais. O aumento proposto é de 17% para 25%. Essa mudança, se aprovada, afetará diretamente os consumidores que utilizam plataformas como Shein, Shopee e AliExpress. O aumento no volume de remessas feitas ao Brasil por essas empresas tem gerado desconforto entre os varejistas nacionais, que alegam concorrência desleal e pedem um tratamento igualitário.

O Comsefaz, após a reunião, afirmou estar buscando um tratamento tributário equitativo para a indústria e o comércio nacionais. O comitê pretende avaliar questões alfandegárias em uma nova reunião, a ser realizada nos próximos dias, para definir a nova alíquota de ICMS. A taxação de 17% entrou em vigor em agosto do ano passado, com o programa que isenta a cobrança do imposto de importação para encomendas abaixo de US$ 50. Atualmente, o único tributo que incide sobre essas compras é cobrado pelos Estados.

Se aprovado, o novo valor passará a ser cobrado a partir de 2025. Os governadores têm pressa para aprovar o aumento, que só pode valer após a votação do Comsefaz. Eles precisam ainda homologar a nova taxa por meio de votação nas Assembleias Legislativas estaduais.

O Instituto Livre Mercado (ILM) alerta que o aumento da alíquota do ICMS pode afetar o acesso e o poder de compra de milhões de consumidores brasileiros de todas as classes sociais, mas principalmente das classes C, D e E. O deputado Rodrigo Valadares (UB/SE), membro da Frente Parlamentar pelo Livre Mercado (FPLM), criticou a medida, afirmando que “o aumento de impostos nunca é bom, principalmente em produtos consumidos em grande parte pelos mais pobres”. (Fonte: Portal DP)

Aumento do ICMS terá impacto direto nas compras em sites de e-commerce

  1. Artiste disse:

    Mas quem vai pagar esse IMPOSTO é a empresa viu, fiquem tranquilos, kkkkk

  2. Defensor da liberdade disse:

    Isso que eu chamo de sacanagem, até quando o brasileiro vai assistir isso com passividade? Só saem nas ruas para defender o bandido de estimação da vez?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários

  1. Belissimas palavras, dirigidas paraceste grande homem!! Para quem experimentou esta exiatencia com o Raphael... Nossa eterna gratidao !!!