Aumento de doenças respiratórias leva Hemope a apelar por doadores de sangue

por Carlos Britto // 20 de janeiro de 2022 às 08:32

Foto: Superintendência de Comunicação/SES-PE

A aceleração das doenças respiratórias no Estado tem impactado negativamente o estoque da Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Pernambuco (Hemope). A queda na reserva de bolsas de sangue do Hemocentro Recife já atingiu os 30% e está crítica para quase todos os tipos sanguíneos, com exceção do AB (-). Diante do atual cenário, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) vem reforçando os apelos que a Fundação Hemope tem feito e convoca a população para repor os estoques do principal hemocentro estadual, responsável por suprir as necessidades de toda a rede pública de saúde.

“Para se ter uma ideia, o Hemope costumava receber cerca de 350, 400 pessoas por dia. Hoje a média é de no máximo 200 voluntários. A nossa principal preocupação é não conseguir atender devidamente os hospitais. Nada fazemos sozinhos, sem que todos estejam unidos e prontos para oferecer o seu sangue e a sua solidariedade em prol de todos aqueles que estão precisando”, pontuou a diretora de Hemoterapia do hemocentro Recife, Anna Fausta.

Para doar sangue, o candidato deve estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos. Para aqueles com 69 ou mais, é necessário que tenha começado a doar antes dos 60 anos no Hemope. Já menores de 18 anos precisam estar acompanhados de algum responsável legal. O pré-doador também deve pesar mais de 50 quilos, ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas e ter se alimentado antes da doação.

Se o doador preferir, pode agendar a sua doação através do 0800-081-1535, (de segunda à sexta) em horário comercial. O Hemope Recife está localizado na Rua Joaquim Nabuco, 171, bairro das Graças, na área central. Funciona de segunda a sábado, inclusive nos feriados, de 7h15 às 18h30. O endereço das outras unidades do Hemope, incluindo a de Petrolina, podem ser acessadas pelo link.

Documentação

É necessário levar um documento original com foto, emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Cartão de Identidade de Profissional Liberal, Carteira de Trabalho e Previdência Social). Vale lembrar que, em cumprimento ao Decreto Estadual nº 51.864/2021, só será permitida a entrada no Hemope mediante apresentação do comprovante de vacinação completa contra a Covid-19.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.