“Aumento da conta d’água é gol contra o consumidor”, diz presidente da CUT-PE

por Carlos Britto // 20 de fevereiro de 2013 às 21:00

O presidente da Central Única dos Trabalhadores em Pernambuco (CUT-PE), Carlos Veras, enviou um e-mail à imprensa criticando o aumento de quase 8% no valor da conta de água, autorizado na última segunda-feira (18) pela Agência de Regulação de Pernambuco (Arpe).

Ele questiona o porquê da promessa de que os valores cairiam junto com a conta de energia não foi cumprida pelo Governo do Estado e pede esclarecimentos.

Confira a opinião do presidente da CUT-PE na íntegra:

“Vimos a público protestar e, ao mesmo tempo, questionar o aumento de 7,98% nas contas de água de todo o Estado, anunciado pela Agência de Regulação de Pernambuco (Arpe) e já publicado no Diário Oficial. Mais uma vez a população pernambucana é penalizada com um aumento que consideramos descabido e absurdo.

Durante as eleições do ano passado, após a presidente Dilma Rousseff (PT) determinar uma queda de 18% na energia elétrica, o Estado anunciou que o preço da água também cairia. Mas a redução na conta da Compesa nunca veio até hoje. Para manter o discurso político, a Arpe primeiro homologou a alta e só depois vai anunciar uma ‘queda no reajuste’ – ou seja, a água vai subir do mesmo jeito, com a diferença de que a alta será menor do que a anunciada no dia 18/02. O usuário vai sofrer da mesma maneira.

Questionado pelo fato de que, mesmo com o abatimento da redução da conta de luz, haverá aumento da conta de água, o presidente da Compesa, Roberto Tavares. disse na mídia que é inevitável a reposição da inflação. ‘Não é reajuste, é reposição da inflação’. Acreditem se quiser!

Lembramos aos navegantes e desavisados que a redução da conta de água foi anunciada pela Compesa e por Eduardo Campos (PSB) em outubro do ano passado, em meio à polêmica da campanha eleitoral, em resposta às declarações do então candidato a prefeito do Recife, Humberto Costa (PT), de que haveria aumento da conta por causa da Parceria Público-Privada da Compesa. O projeto prevê a universalização do esgotamento sanitário das cidades da Região Metropolitana do Recife (RMR) e em Goiana, na Zona da Mata Norte, em 12 anos.

Infelizmente, os representantes do governo misturam ‘alhos com bugalhos’ quando tentam explicar o que é reajuste e revisão tarifária. Bom, explicam mas não justificam. Um nome ou outro, o fato verdadeiro é que, no fim das contas, o consumidor vai ter que gastar mais dinheiro a partir de março. E não foi esta a promessa do Governo do Estado, que dessa vez pisou na bola e fez gol contra o consumidor.”

Carlos Veras/Presidente da CUT-PE

“Aumento da conta d’água é gol contra o consumidor”, diz presidente da CUT-PE

  1. Mauricio Dantas disse:

    Baixa a energia (é o que dizem, ainda quero ver para crer) e sobem a gasolina, a água, o preço dos alimentos, que mais vai subir para a “felicidade” dos brasileiros?

  2. RAFAEL disse:

    PERTO DO FIM DE MANDATO TODOS QUEREM COMER PELAS BEIRAS.
    JA NÃO BASTAVA O GOVERNO FEDERAL AGORA ATÉ O ESTADUAL TA BOTANDO PRA LASCAR.ASSIM É F….

  3. Avant la Lettre disse:

    O Brasil é o único país em que a conta de energia cai e a conta de água sobe. País sério é assim.
    Certo estado promete redução do valor da água em um ano e no ano seguinte aumenta como se nada houvesse ocorrido.

  4. Joaquim Florencio Coelho disse:

    O aumento da tarifa no consumo de água a ser cobrada pela COMPESA, com um ìndice de até de 7,98% contradiz com a política geral dos preços, que apresenta um índice inflacionário em 2012 de 5,84% e um IPC, também em 2012, de 5,11%.É uma falta de respeito muito grave ao consumidor, que sempre levou uma desvantagem absoluta, diante de uma empresa que detém o monopólio na oferta de agua no nosso Estado de Pernambuco.
    Considero de maior relevancia ainda, já que estamos falando da COMPESA, a excrescência na cobrança de esgoto neste Estado, que chega ao percentual de 100% do valor do consumo, dobrando o valor da conta, quando não condominial.Sendo condominial, variará de 60% a 80%, do valor do consumo.Esses valores são para pagamento eterno.Como que o pagamento de esgoto é para a eternidade ?.Está aí o elo da exponencial exploração da COMPESA diante do consumidor e do mau serviço prestado, exatamente, porque
    são dezenas de anos pagando por algo que deveria ser estanque em uma data limite.Quantas dezenas de esgotos a população, por exemplo, dos bairros mais antigos, não pagaram até hoje ? Já pararam para calcular ? e o que mais causa espanto é que essa empresa é muito leniente, quando da mudança de canos e tubulações, pela reforma da rede, em função da demanda.Está ai o segredo da má gestão, que, comprovadamente, deixam todos os consumidores, de Recife a Petrolina, desgostosos, tensos, indignados, sem falar outros adjetivos….
    Estive com o Diretor Presidente da ARMUPE, Dr. Geraldo Junior, e, debatendo sobre isso, chegamos á idéia de que está no mínimo injusto porque qualquer objeto ou serviço , que se compre à prazo e até através do sistema financeiro leasing, existem as datas limites para amortizar todo aquele valor do investimento. Por outro lado será uma forma de repensar a gestão.Só poderão voltar a cobrar esses valores quando de novos investimentos, sempre para a melhoria do serviços de agua e esgoto para a população.Estão aí temas de grande monta para serem discutidos em Câmaras de Vereadores, Assembléias Legislativas, Cãmara de Deputados e Senado.Cordialmente.Joaquim Florencio.

  5. Lili disse:

    A compesa acha que já rouba pouco! Vários bairros da cidade nunca tem água e a conta vem um absurdo! Uma vergonha isso! Uma bosta essa empresa! Completamente incompetente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários