Aumenta número de golpes pela internet em Petrolina, diz delegado

0
Delegado Joseilton Sampaio. (Foto: Blog do Carlos Britto)

A Polícia Civil (PC) de Petrolina tem registrado nos últimos meses um número alto de Boletins de Ocorrência (BO) relacionados a golpes na internet, acendendo um alerta à população. Segundo o delegado Joseilton Sampaio, um dos crimes mais comuns é o de estelionato – quando se obtém para si vantagem ilícita induzindo alguém ao erro, a exemplo de transferência online de dinheiro.

Um dos casos que acabou parando na delegacia é o de uma mulher que foi presa na última sexta-feira (27/09), após aplicar golpes via redes sociais. Conforme este Blog mostrou, a suspeita usava o mesmo login das vítimas e mandava mensagens para os amigos da pessoa, através do próprio aplicativo, pedindo dinheiro. Pelo menos três vítimas foram identificadas.

Esse tipo de crime tem crescido cada vez mais em Petrolina. Com o desenvolvimento da tecnologia e o acesso por parte dos bandidos, eles têm aprimorado a maneira de agir e alcançado mais vítimas”, disse Joseilton Sampaio, em entrevista ao Programa Carlos Britto, na Rural FM.

O delegado explica que a maioria dos golpes ocorre pela falta de informação das pessoas, mas é preciso ficar atento. “O primeiro ponto é desconfiar. Quando alguém que é do seu círculo de amizade conversa com você diferente do habitual, desconfie. Ninguém muda o comportamento de uma hora para outra. O segundo ponto é o oferecimento de uma vantagem desmedida. É evidente que o mínimo de bom senso nos aconselha a desconfiar desse tipo de comportamento e a gente não atender a esse tipo de pedido”, aconselhou.

Há uma variedade na forma de aplicação de golpes. Os estelionatários são muito criativos. O ideal é que as pessoas fiquem sempre espertas, porque eles não vão ficar repetindo o mesmo golpe o tempo todo”, frisou Joseilton Sampaio. As pessoas que forem vítimas de qualquer tipo de golpe via internet em Petrolina, podem procurar uma delegacia e registrar um BO.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome