Atendimentos por complicações com uso de anabolizantes aumentaram no HUT/UNIVASF

por Carlos Britto // 26 de agosto de 2010 às 21:35

anabolizantesA obsessão por músculos fortes e definidos tem levado jovens e adolescentes entre 15 e 22 anos, a injetarem em seus corpos produtos de uso industrial, outros específicos para animais e um composto de óleo mineral.

Os efeitos dessa prática perigosa tem se refletido nos atendimentos realizados na emergência e ambulatórios do Hospital de Urgências e Traumas/UNIVASF.

Nos últimos dois meses, foram mais de 100 atendimentos de casos avançados, com efeitos colaterais da aplicação desses produtos. “A maioria dos pacientes procura atendimento por causa de inflamações, dores, inchaços e necrose muscular (perda do tecido).” Afirma o cirurgião geral Dílson Pereira.O médico explica que as vitaminas A D e E, geralmente aplicadas nos membros superiores, pelos jovens, são um complexo vitamínico para tratar falta de vitaminas e o surgimento de infecções, em bovinos, equinos, suínos, ovinos, e caprinos. Já o óleo mineral vendido livremente nas farmácias, são a grande coqueluche do momento. Outro produto que tem feito a cabeça dos jovens, é o silicone industrial líquido, geralmente usado para impermeabilizar azulejos, limpar peças de avião, pneus e lustrar painéis de carro.

Os produtos são aplicados pelos próprios jovens através de uma seringa e a quantidade varia entre 50 e 200 miligramas por membro.

Normalmente os locais onde se aplicam essas substâncias são altamente vascularizados, como bíceps, peitoral e panturrilha, o que aumenta o risco de se atingir ramos do sistema circulatório durante a aplicação. “Caso essa substância atinja a circulação, o risco de morte é real e iminente, podendo causar embolias, ataques cardíacos, infartos e derrames cerebrais. Também são relativamente comuns os casos onde se atingem os nervos, levando a paralisias irreversíveis. Em alguns casos acontecem infecções tão graves, que é preciso amputar o membro atingido.” Alerta Dílson Pereira.

O médico afirma que os jovens têm contato com os produtos através de amigos ou até mesmo por falsos instrutores em academias, que se fazem passar por especialistas no assunto, prometendo efeito rápido de músculos bem definidos. “Não há milagres. O ideal é a pessoa fazer musculação e ter uma dieta adequada se alimentando de proteínas e carboidratos, tudo sob a orientação de um médico. Porém vale ressaltar que nem todas as pessoas terão ganho de massa muscular. Cada um tem o metabolismo diferente”, afirma Dílson Pereira.

O aparelho cardiovascular também pode ser vítima do uso indiscriminado destas substâncias. Além de hipertensão arterial, ocorre um aumento das gorduras LDL (colesterol ruim) e diminuição importante do HDL (colesterol bom) levando ao surgimento de infartos com o crescimento anormal do coração em curto período de tempo. Outros efeitos do uso dos anabolizantes ilícitos são a atrofia dos testículos, dos ovários e alto risco de câncer de fígado.

Devido ao crescente número de casos graves que chegam todos os dias ao HUT/UNIVASF, um trabalho de conscientização está sendo feito com os pacientes, envolvendo os médicos e a equipe multiprofissional formada por assistentes sociais, psicólogos,nutricionistas e fisioterapeutas. Porém o médico alerta que é imprescindível a atenção dos pais de jovens e adolescentes. “Todo crescimento acelerado de musculatura deve ser investigado. As conseqüências podem causar graves doenças crônicas irreversíveis para o resto da vida.”

Foto Ilustrativa

Atendimentos por complicações com uso de anabolizantes aumentaram no HUT/UNIVASF

  1. sebastian torres disse:

    voçes estão de parabéns pela materia,tem mesmo que ta mostrando os riscos que causam essas drogas.sou prof: de boxe e tenho uns quinze anos na aria de mosculação,e na minha época essas coisas era muito dificil de se ver!!!

  2. Gleyson disse:

    “um trabalho de conscientização está sendo feito com os pacientes, envolvendo os médicos e a equipe multiprofissional formada por assistentes sociais, psicólogos, nutricionistas e fisioterapeutas.”

    Este apoio todo deve ser novidade! Ainda neste ano quando precisei de ajuda para meu sobrinho de 16 anos, tive que marchar e muito para que pelo menos sarjassem o abcesso que se formou. Houve até recusa de atendimento no PAS do José e Maria.
    Denunciei o mau atendimento ao Ministério Público, o retorno que tive foi nada mais do a informação de que a saúde já estava sendo inquirida.
    Que bom seria que as coisas não fossem apenas da boca para fora, quer dizer, da mão para o papel.
    Imagino que deva ser desagradável para os profissionais da saúde se dedicar a casos como estes diante dos mais graves, no entanto penso não ser papel destes profissionais decidir quem será atendido ou não, afinal, até quando bebemos água estamos custeando toda despesa da saúde, entre outras, logo, temos o direito de sermos atendidos indiscriminadamente. Assim rezam a constituição, o pacto pela vida e demais normas que regulamentam o atendimento da saúde pública e que infelizmente não são respeitadas integralmente.
    É lamentável a situação da saúde pública no país, o mais triste é saber por que chegou a este ponto e não poder fazer nada. É desumano deixar as pessoas sofrendo enfermas por questões políticas, digo isto por que enquanto pagávamos CPMF não era tão ruim, penso que a decadência do SUS seja uma forma de pressionar a sociedade a aceitar este tributo como necessário, e assim trazê-lo de volta. Agora tirando proveito da situação nos apresentam Serra como redentor da saúde, acho que já vi este filme em âmbito local e o final não foi feliz.

  3. Caio disse:

    Isso é um absurdo. Caso de polícia. As pessoas mutilam seus corpos em busca de um corpo perfeito, que ilusão.AS AUTORIDADES DEVEM FICAR ATENTAS

  4. Sydnei disse:

    A vigilância sanitária deveria estar atenta as vendas dos anabolizantes e o conselho federal de educação física deve ficar de olho nessas academias de fundo de quintal, que não tem a minima estrutura e nem profissionais qualificados para orientaar as pessoas.

  5. Petrolinense disse:

    CADÊ AS NOSSAS AUTORIDADES PARA FAZEREM APREESÃO EM FARMÁCIAS, DROGARIAS E ACEDEMIAS. POLÍTICOS SERIAM UM ÓTIMO MOMENTO PARA VCS TRABALHAREM, JÁ QUE É TEMPO DE ELEIÇÃO, VCS NÃO ACHAM?? NO MEU BAIRRO ALTO DO COCAR, SÃO DEZENAS DE JOVENS SE DROGANDO DESSA FORMA E ANDAM PELAS RUAS DO BAIRRO SEM CAMISA, ACHANDO QUE ESTÃO “TIRANDO UMA ONDA” PARA IMPRECIONAREM AS MENINAS.
    COITADOS, ESTÃPO SE MATANDO. SE LIGUEM AUTORIDADES “COMPETENTES”!

  6. sallesmendes disse:

    Parabéns Carlos Britto pela divulgação da excelente matéria. A sociedade de consumo e do culto exagerado do corpo pode levar não só à alienação, mas ao perigo das drogas em geral. Parabéns também a Univasf e ao cirurgião Dr. Dilson Pereira.

  7. Merson capoeira disse:

    Isso é um absurdo, vejo os jovens a procura de um corpo perfeito mais na verdade estão deformando seu corpo com essa ilusões de ADE, ÓLEO MINERAL e etc. Isso é uma vergonha para os “Donos do Poder” em Petrolina cadê vocês autoridades?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários