Associação em Juazeiro comemora bons resultados de doces e geleias de tamarindo produzidos no Salitre

por Carlos Britto // 12 de novembro de 2015 às 15:34

doces de tamarindo - salitre

A Associação de Moradores de Baraúna, no Salitre, zona rural de Juazeiro (BA), vem se destacando na produção de geleias e doces de tamarindo (ou tamarino, como também é conhecido). O fruto, bastante conhecido no Semiárido nordestino, sempre foi utilizado na produção do “melado” na zona rural do município, e agora começa a ganhar o País, através de feiras agroecológicas que os produtores participam, dando resultado positivo.

Devido à tradição e de certa abundância da fruta nas roças do Vale do Salitre nos períodos de safra, a Associação de Baraúna deu início a produção de doces para comercialização. Foi a partir do incentivo do Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada (IRPAA) e de uma professora que possui uma propriedade na comunidade de Baraúna que um pequeno grupo de mulheres deu início à produção, conta a presidente da Associação Comunitária, Ilca Ribeiro. A Associação recebeu da família da professora a doação de alguns equipamentos como mesa e fogão industrial. Além disso, o grupo de mulheres participou de uma oficina ministrada pela mesma e hoje conta com assessoria técnica do IRPAA na organização da produção.

Desde o mês de maio, a geleia e o doce de tamarindo vêm sendo comercializados nas comunidades e agora também em Feiras voltadas para agricultura familiar e gastronomia local. Sônia Ribeiro, uma das lideranças da Associação que assumiu o projeto de produção dos derivados do tamarindo, diz que se surpreendeu com a primeira grande venda feita fora do Salitre. Segundo ela, a Feira SemiáridoShow, realizada pela Embrapa e o IRPAA no mês de outubro, superou as expectativas da Associação com relação às vendas: “foi melhor do que a gente esperava”, reconhece.

Próximo evento

A próxima experiência de divulgação e comercialização do produto será na 1ª Feira Criativa da Caatinga, que vai acontecer de 13 a 15 de novembro, na Orla Nova de Juazeiro. O evento, realizado pela Casa do Artesão, irá reunir expressões da arte, comunidades tradicionais, agricultura familiar e culinária regional oriundas de 22 municípios da Bahia e Pernambuco. (foto/divulgação)

Associação em Juazeiro comemora bons resultados de doces e geleias de tamarindo produzidos no Salitre

  1. JONY CESAR OLIVEIRA disse:

    bOA NOITE .ESTAMOS BUSCANDO NOVOS SABORES PARA NOSSA LOJA GOSTEI MUITO DO QUER VIR GOSTARIA DE FZER UMA PARCERIA COM VOCES NOS ENVIE UMA AMOSTRA DOS SEUS PRODUTOS PARA DEGUSTAR EPROPOSTA DE REVENDA CERTO DE QUE SEREI ATENDIDO UM ABRAÇO A TODAS VCS SUCESSO A MEU CEP E 44004560

  2. João Lucio Carlos disse:

    KKKK. Vc. está querendo amostra para degustação. Pode esperar deitado. Éste tipo de proposta só acontece no Brasil.sil.sil.sil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários