Assim como Juazeiro, Petrolina também cresce no Ideb e alcança melhor índice educacional entre as cidades com mais de 100 mil habitantes de Pernambuco

por Carlos Britto // 04 de setembro de 2018 às 10:30

Alunos da rede municipal de ensino de Petrolina. (Foto: Divulgação)

Assim como Juazeiro (BA), a cidade de Petrolina (PE) também comemora crescimento no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2017, divulgado ontem (3), pelo Ministério da Educação (MEC). A cidade superou as metas previstas para o ano, em todos os níveis da educação Fundamental, determinadas pelo MEC, e obteve o maior índice entre as cidades de Pernambuco com mais de 100 mil habitantes.

Nos anos iniciais, Petrolina conseguiu nota 5.8, ultrapassando a projeção que era de 5.0, sendo superior também à média de Pernambuco (4.8), do Nordeste (4.9) e do Brasil (5.6), Com a nota, a cidade se mantém com a pontuação maior do que a projetada para o ano de 2021 (5.6) e eleva os índices obtidos em 2015 (5.6).

A escola com maior nota do Ideb neste quesito foi a Mãe Vitória (6.7), no bairro Jatobá. A unidade aumentou 1 ponto em relação ao último levantamento. “Estamos trabalhando para levar uma educação de qualidade para todos os estudantes de Petrolina, investindo na formação, qualificação dos professores e materiais pedagógicos, seguindo sempre a orientação do prefeito Miguel Coelho“, ressaltou Margareth Zaponi, secretária de Educação de Petrolina.

Maior nota

Nos anos finais, Petrolina também se destaca com a maior nota entre as cidades pernambucanas com mais de 100 mil habitantes. Com 4.9, a cidade supera a meta projetada para o ano e fica à frente de cidades como Caruaru, Olinda, Jaboatão e Recife. A Escola José de Araújo de Souza foi a unidade que obteve a maior nota no seguimento (6.0), média maior que a estadual, regional e nacional.

Ideb

O Ideb é levantado a cada dois anos para os anos iniciais e finais do ensino fundamental e também para o ensino médio. Ele é calculado pelo Governo Federal a partir de dois componentes: a taxa de aprovação das escolas e as médias de desempenho dos alunos em uma avaliação de matemática e português.

Assim como Juazeiro, Petrolina também cresce no Ideb e alcança melhor índice educacional entre as cidades com mais de 100 mil habitantes de Pernambuco

  1. Cicero disse:

    ISSO MESMO, NUNCA VAMOS FICAR ATRÁS DE juazeiro.

    1. Fernanda Dias Oliveira disse:

      Já ficaram kkkkkk o IDEB de Petrolina não teve crescimento praticamente . Dois décimos no fundamental I não é nada veja o que caiu , era 5 agora 4.9 , se preparem que agora a queda será grande ,aí a turma do TEMER não pensa em outra coisa senao PODER aqui a visão é outra

  2. Sandra disse:

    Aqui esperando minha sobrxa do FUNDEB que eu recebia todo ano com Julio Lossio e Miguel diz não ter. Tô de olho, viu?

  3. Ronaldo disse:

    Véspera de eleição tem que dar boas notícias. Mas essa não é bem a realidade, professores apadrinhados, alunos cursando o ensino médio sem saber escrever, etc. É triste mas é a realidade.

    1. Luis Hélio Gama disse:

      Boas notícias kkkkkk eles queriam mas nem isso tiveram. Povo inocente vão no site do INEP , cadê os gráficos Secretaria de Educação, Juazeiro arrasou e ainda fez card da evolução.

  4. Luis Hélio Gama disse:

    Somos cegos mesmos!!!…analisem o histórico do IDEB de Petrolina o crescimento na gestão anterior era de no minimo 04 décimos.Este ano subiu merreca de dois décimos no fundamental I e caiu 01 décimo no fundamental II , FBC anda comemorando resultados de Lóssio , pq na época dele sim a Educação cumpriu as metas muitos anos antecipados .Kkkkkkk nessa gestão não tem sequer quem consiga fazer tais análises Kkkkkkk.Tamos fritos, educação tá frita, criançãs tão fritas, pais tão fritos, professores que o digam.. salva JESUS.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários