Assentamento Nova Esperança comemora cinco anos de lutas e conquistas

por Carlos Britto // 28 de março de 2009 às 08:00

Amanhã, o Assentamento Nova Esperança, a 20 km de Petrolina, Sertão Pernambucano, celebrará cinco anos de existência e luta. As festividades começam a partir das 10 horas na comunidade e inclui, almoço coletivo, sorteio de brindes e grande confraternização com show de artistas locais.

Atualmente, cerca de 20 famílias, mais de 80 pessoas moram no local, onde trabalham com agricultura familiar voltada para subsistência. Nos 477 hectares há produção de grãos, legumes e criatório de caprinos e ovinos que geram renda para os assentados.

Para o presidente da Associação dos Agricultores familiares do Assentamento Nova Esperança, Reginaldo Pereira da Silva, as famílias conseguiram estruturar uma comunidade que já consegue produzir, educar e viver melhor. “Esse é o momento de festejarmos as conquistas do assentamento, como a aquisição da terra através do Fundo de Terras de Pernambuco (FUNTEPE), em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Petrolina; habitação; energia elétrica; linha telefônica; transporte coletivo e escolar” ressaltou o agricultor.

O Assentamento Nova Esperança é fruto da luta dos trabalhadores e trabalhadoras rurais que ocuparam as terras em 25 de abril de 2004. Desde então as famílias lutaram pela posse das terras e, em dezembro de 2007, conquistaram o direito e foram assentadas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *