Assentamento Mandacaru comemora uma década de lutas e conquistas

por Carlos Britto // 08 de abril de 2009 às 20:20

Há dez anos o sonho da terra própria virou realidade para as 70 famílias de agricultores familiares que moram no Assentamento Mandacaru, a 30 km de Petrolina. A comunidade vai comemorar uma década de lutas e conquistas com palestras, exposição de produtos artesanais, gincana cultural e muita festa.

No dia 11/04 haverá show cultural com a banda Forrozão Lírios e, no domingo (12/04), as festividades começam a partir das 9h da manhã, com apresentação da trajetória histórica do assentamento, feita pelos próprios assentados e, ao meio-dia será servido um almoço comunitário. Completam o cronograma da festa, a participação do quadro Domingo na Roça, da Emissora Rural e show com o Musical Infinita Paixão.

De acordo com a agricultora familiar e presidente da Associação de Agricultores Familiares do Assentamento Mandacaru, Ozaneide Gomes, embora exista dificuldades, nesses dez anos, o assentamento coleciona vitórias. “As famílias assentadas possuem habitação, energia elétrica, serviço de coleta de lixo e abastecimento de água. Vamos comemorar a luta pelo direito de ter acesso à terra para produzir, gerar renda e viver com dignidade”, ressaltou a agricultora familiar

As principais atividades desenvolvidas no assentamento incluem a criação de caprinos e plantio de grãos, goiaba, manga e fabricação de artesanato e doces.

Lucilene Santos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *