Assentamento em Santa Maria da Boa Vista recebe horta medicinal orgânica

por Carlos Britto // 31 de dezembro de 2018 às 21:33

(Foto: Divulgação)

Resgatar o uso correto e o cultivo das plantas medicinais. Este é um dos objetivos dos projetos de Extensão desenvolvidos pelo campus Petrolina Zona Rural do Instituto Federal do Sertão de Pernambuco (IF Sertão-PE), que promoveram recentemente a instalação de uma horta medicinal orgânica no Assentamento Boqueirão, localizado no município de Santa Maria da Boa Vista (PE), no Sertão do São Francisco.

A horta recebeu mudas de espécies como tomilho, menta, hortelã, citronela, erva-cidreira, malvão, malva santa, manjericão, falso boldo e alecrim de vaqueiro. Foram feitos ainda a distribuição e o plantio de plantas arbóreas da caatinga com potencialidade medicinal: aroeira, baraúna, mulungu, caatingueira e craibeira.

As ações fazem parte dos projetos “Instalação de hortas medicinais com o uso de Boas Práticas Agrícolas nos Assentamentos de reforma agrária do Vale do São Francisco” e “Adoção de Boas Práticas Agrícolas no cultivo e propagação de plantas medicinais da caatinga”, desenvolvidos pelos professores Flávia Cartaxo e Adelmo Santana, ao lado dos alunos bolsistas Gabriel Anastácio, Felipe Carvalho e Yuri Kelvin e da agrônoma Luana Santos. “Além de propor o resgate do uso das plantas medicinais, é uma maneira de proporcionar uma fonte alternativa de renda para o pequeno agricultor”, afirmou Flávia Cartaxo.

A horta medicinal será trabalhada pela associação de mulheres do assentamento, que já recebeu orientações sobre as plantas, desde suas propriedades, até o preparo de chás, xaropes e sabonetes. “Estamos convictas que será uma coisa muito boa para nós. Hoje, quando as pessoas adoecem, vão logo para farmácia e têm um custo muito alto. Essas plantas medicinais vieram trazer uma riqueza, que não queremos só para nós, vamos fazer também para comercializar. É mais uma renda e motivo de alegria”, disse a presidente da Associação, Luzinete Santana.

A comunidade receberá ainda orientações sobre a implantação de técnicas agroecológicas, como compostagem, defensivos orgânicos, minhocário, cobertura morta, dentre outros.

Assentamento em Santa Maria da Boa Vista recebe horta medicinal orgânica

  1. Seus artigos são bem informativos, vendo que muitas pessoas buscam informações relevantes, muito bom quando encontramos conteúdo de qualidade como esse, parabéns

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *