A APLB/Sindicato de Casa Nova, sertão baiano, vai promover nesta quarta-feira (21) uma assembleia com o objetivo de discutir os problemas detectados por lideranças da entidade em várias escolas do município. O encontro será às 17h no Colégio Estadual Getúlio Vargas.
Segundo a APLB/Sindicato levantou, a maioria das escolas nas comunidades rurais da região de Açude de Pedra ainda não começaram o ano letivo (iniciado no último dia 8 de fevereiro).
Seja nas escolas da sede ou zona rural, a falta de professores, merenda escolar e funcionários de limpeza, segundo a APLB, são os motivos pelos quais nenhum estudante iniciou o ano. Na Escola Rui Barbosa, na localidade de Recreio, há dois professores lecionando na mesma sala com turmas diferentes.
Outra denúncia da entidade contra a administração municipal é o fato da presidente do Conselho da Merenda ter renunciado, após ser eleita pelo professores, porque não teria aguentado “os desmandos”.
Para completar, a entidade acusa o prefeito, Orlando Xavier, e sua irmã Alda Nunes Xavier (secretária municipal de Educação), de retaliarem a categoria, pela greve que os professores fizeram em Casa Nova durante 18 dias. Segundo a APLB, a prefeitura deixou de repassar o desconto consignado dos servidores da educação, prejudicando os mesmos que possuem planos de saúde e odontológico contratados pela entidade. Sem falar na perseguição do prefeito aos professores manifestantes, que segundo a APLB tiveram suas cargas horárias reduzidas.
Nem Orlando Xavier ou sua irmã Alda responderam, até o momento, às denúncias do Sindicato. O Ministério Público, que recebeu essas mesmas denúncias no último dia 25 de março, também não se manifestou ainda. O Blog reserva o espaço para o prefeito Orlando Xavier ou algum representante da prefeitura prestar os esclarecimentos.




O QUE ESPERAR DA UMA CIDADE QUE EM VEZ DO PREFEITO MANDA QUEM MANDAE A ESPOSA, APRIMEIRA DAMA MANDA E DESMANDA NA CIDADE DE CASA NOVA ,O PREFEITO ORLANDO XAVIER, NAO ASSINADA SEM PASSAR PELA SUPERVISAO DA DONA NISINHA XAVIER.
Era de se esperar, no outro mandato ele não deu a minima para a Educação, e dessa vez esta pior, o seu interesse é estremamente pessal e financeiro, dele e de sua familia, não se manifestam por que não tem argumentos. Passam pelas pesoas de cabeça baixa, por que no fundo sabem que os professores tem razão. InfeliZmente , o povo de Casa Nova, inclusive os servidores publicos são alienados aida votam nesses aproveitadores. E não sei por que o Ministério Publico não se manifesta. A Secretaria de Educação é uma e irmã do Prefeito, e o nepotismo, só em Casa Nova pode?