Árvores centenárias em Petrolina: Falta água e sensibilidade

por Carlos Britto // 11 de março de 2013 às 08:20

[slider id=”arvores-mortas”]

Em pleno Centro de Petrolina, uma cena triste chama atenção: várias árvores, algumas provalmente centenárias, padecem de sede praticamente às margens do Velho Chico. O local onde funcionava a Companhia Têxtil do Vale (CTTV) abriga árvores antigas, que agora já estão praticamente todas mortas.

Petrolina assiste assim a um crime ambiental (mais um), calada. Por ali passam o prefeito, os vereadores, os deputados e até o governador, mas ninguém vê. O prédio que, parece abandonado na frente, tem uma empresa em plena operação na parte de trás. Nem eles, no entanto, tomam qualquer atitude.

No terreno há uma placa da CTTV e do Governo de Pernambuco, que teria feito investimentos financeiros no lugar. Se a posse do local está na justiça, se existe litígio, alguém poderia, ao menos, se importar e molhar regar as árvores. O dono, o ex-dono, a justiça…Qualquer um.

Uma das fotos já registra uma árvore que morreu e caiu no local. Uma enorme mangueira definha com sede bem às margens da pista da avenida Clementino Coelho, além de outras, e ninguém enxerga.

Aliás, a cidade inteira passa por uma miopia diante de logradouros abandonados, canteiros quebrados e praças ocupadas com edificações e moradias. Já disse aqui que perdemos a capacidade de nos indignar e tomar uma atitude.

Alô prefeito Júlio Lóssio, o local é privado e não é patrimônio público, mas seria de grande sensibilidade se um caminhão-pipa parasse ao lado da cerca e colocasse um pouco de água para as árvores do lugar. E urgente!

Árvores centenárias em Petrolina: Falta água e sensibilidade

  1. de propósito? disse:

    Será que é para deixar as plantas morrerem para depois não ter problemas ambientais em derrubá-las e construir em toda área?

  2. Saulo Mendes disse:

    Família Coelho, vão molhar as árvores, não é possível que uma família desta grande cheia de gente rica e poderosa não tem ninguém que manda molhar as árvores… Agora estão apelando pra prefeitura molhar as árvores… me poupe! ô povo que gosta de gozar do que é público!!

  3. Alcides Petroleo disse:

    Arvores sao importantes para refrescar o calido clima de Petrolina. Um indicador de atraso e ignorancia de uma epoca e destruir indiscriminadamente suas arvores. Outro indicador de pobreza de espirito e tratar os logradouros publicos como se fosse terra arrasada.

  4. filho disse:

    por que preocupação com área privada,se em áreas publicas como palmeiras no viaduto barranqueiros(02),academia das cidades (03),oitis(06)na av.em frente ao parque josefa coelho e vários outros. fora as praças e o próprio parque josefa coelho.

  5. Joao disse:

    Carlos Brito, não é somente os espaços privados que passa por abandono, pegue sua câmera e vá até a orla 2 da cidade e na pça Maria Auxiliadora respectivamente, as palmeiras estão pedindo socorro as margens do São Francisco e a pça está abandonada …somente o cidadão que observa esse quadro, talvez a administração ande em carro com vidro fumê e observe, e na prefeitura se tranque em seu gabinete e não olhe para a pça……não aceitamos esse abandono em uma cidade com temperatura média de 35°c e tão carente de verde, e o que tem, sendo devastado pela incompetencia. Com a palavra os AMBIENTALISTAS.

  6. Watergate disse:

    A prefeitura não presta nem pra molhar as praças da cidade que viraram desertos, quanto mais molhar area particular. É esperar demais de quem não serve pra nada!

  7. Watergate disse:

    O parque Josefa Coelho é outro onde centenas de árvores estão morrendo!

  8. E a onda verde? disse:

    está morrendo também…

  9. cacia disse:

    f
    Fico indguinada com um descaso desses, os visitantes ficam estarrecidos,triste situação,parece que têm gente interessada que aqui vire um deserto, já está parecendo proposital.

  10. ESTAMOS DE OLHOS BEM ABERTOS disse:

    PETROLINA ESTÁ MORRENDO,SABE PORQUE,PORQUE DESTROEM A NATUREZA DEVIDO A GANÂNCIA DO SER HUMANO,VOCÊ VER A CONSTRUÇÃO DE BAIRROS NOVOS NA CIDADE,SEM NENHUM RESPEITO A NATUREZA,PORQUE NÃO DEIXAM NEM UMA ÁREA VERDE,POR ISSO QUE A CIDADE É QUENTE PORQUE ESTÃO CONSTRUINDO NOVOS BAIRROS DESORDENADAMENTE,ELES CHEGAM E DERRUBAM AS MATAS EM TORNO DA CIDADE.
    PETROLINA UMA CIDADE CHAMADA DESERTO DO SERTÃO EM TÃO POUCO TEMPO SERÁ BATIZADA ASSIM.

  11. Shamaa disse:

    É certo que a área é privada, mas ÁRVORES são não podem ser classificadas assim..são de responsabilidades de Tod@s Nós, principalmente de quem já alcançou consciência ambiental, o que infelizmente esta cidade padece…Encaremos junt@s estes desafios, pois somos cidadões planetários!

  12. Menezes disse:

    Árvores morrendo de sede… existem muitas e muitas famílias passando sede, animais morrendo e não existe medidas em relação a isso… apesar de que, é mais fácil serem priorizadas as árvores das áreas nobres do que as pessoas que sofrem à falta de água, não que as árvores não sejam importantes, são demasiadamente, mas enfim… as áreas nobres não faltam água nunca, mas a massa sente essa falta sempre.

  13. Alfredo Moreira disse:

    E DESDE QUANDO ESTE TERRENO É PÚBLICO?
    ESTE TERRENO É PARTICULAR!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários

  1. Um Petrolinense real, assim foi Fernando, pois uns chamado carinhosamente de besourinho. Eu me lembro muito bem do SAMBOSSA, Fernando,…