Artista transforma fachada de escola estadual com pintura inspirada na Caatinga

por Carlos Britto // 17 de junho de 2025 às 21:00

Foto: Karen Lima/divulgação

A artista visual Dayane Diogo deu nova vida à parte externa da Escola Estadual Otacílio Nunes de Souza, no Bairro Areia Branca, em Petrolina, com uma obra que mistura arte, natureza e identidade local. A intervenção integra o Projeto ‘Coração da Caatinga: voos e vidas’, aprovado pelo edital da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), promovido pelo Governo de Pernambuco.

A composição traz um coração entrelaçado com raízes e galhos onde pousam pássaros, representando a ligação entre o ser humano e a natureza. As raízes fincadas no solo sugerem pertencimento e crescimento, enquanto as plantas que brotam do coração evocam o ciclo de renovação da vida no Semiárido. “Escolher a escola foi uma forma de mostrar para os alunos e para a cidade que a arte urbana pode educar, manifestar sonhos e sentimentos. Mesmo com o trânsito e o ritmo acelerado do dia a dia, esses trabalhos quebram a rigidez do ambiente urbano e trazem conforto e representatividade”, afirma Dayane.

Além da pintura, o projeto prevê o lançamento de um vídeo de cerca de cinco minutos, com roteiro e direção de Fernanda Walentina, que registra o processo criativo da artista. A estreia está prevista para o início de julho no Instagram @dayanediogo.art.

Trajetória

Dayane Diogo é nascida em Caxias, no Maranhão, mas mora em Petrolina há 8 anos. Atua desde 2021 no experimento de linguagens artísticas, entre elas, pintura, desenho, aquarela e muralismo. Tem uma produção com temática botânica e personagens femininas. Tem Curso de “Aquarela” e “Arte sobre Papel”, pelo Sesc. É integrante do Núcleo de Artes Visuais do Sesc -PE desde 2022, grupo que desenvolve pesquisa e produções artísticas voltadas para a comunidade local.

Participou de duas exposições com o Projeto ‘Lixoarte’, na Galeria Ana das Carrancas, e outra exposição ‘OBSERVATÓRIO’ (Mostra Flutuante de Artes Visuais que estava na programação do Aldeia Velho Chico 2023). Participou do concurso de arte muralismo de Petrolina, chamado “Símbolo da beleza do povo de Petrolina” (2022) no CEU das Águas, no bairro Rio Corrente. Foi auxiliar de produção no rojeto “Navegar é Preciso”, do artista Netão Ribeiro, em 2022. Já participou de festivais de arte urbana, como o “Oxe Festival” em Juazeiro do Norte (CE) e “Margem Festival” em Petrolina. Em 2024, realizou o projeto “Iara: guardiã do São Francisco” , no qual realizou uma pintura mural sobre a lenda da Iara no Casarão Bar & Restaurante, Centro de Petrolina.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários