Artigo: Uma reflexão sobre a tragédia

por Carlos Britto // 28 de janeiro de 2013 às 21:00

Diante da terrível tragédia que se abateu na cidade gaúcha de Santa Maria, fica aqui a reflexão do padre Juarez de Castro a cada um de nós. O texto foi enviado ao Blog pelo leitor Lucilaneo da Cruz Santos.

Confiram (e pensem bastante):

funeral vítimas santa mariaOnde estava Deus durante a tragédia de Santa Maria (RS)?”

Minha sobrinha de 18 anos, a mesma idade daqueles que foram mortos nesta tragédia, me perguntou à queima roupa: tio, onde estava Deus na hora do incêndio?

Percebi um misto de revolta e respeito ao me questionar daquela forma. Na verdade ela não entendia porque Deus não havia feito nada, afinal ela tinha aprendido, na catequese, que Deus estava ao nosso lado o tempo todo. A dúvida dela é a mesma de milhões de pessoas que ficaram perplexas diante das cenas que se repetiam na televisão. Corpos sem vida sendo retirados daquele lugar. Jovens com seus futuros interrompidos por uma tragédia. Mas por quê?

Em nossa visão achamos que Deus deveria ter feito algo e apagado o fogo ou, quem sabe, agido de maneira milagrosa para que as paredes da boate caíssem como caíram as muralhas de Jericó. Não, as coisas não acontecem dessa forma.

Ter Deus ao nosso lado não significa que não passaremos pelas dores ou momentos difíceis. A presença de Deus em nossa vida não nos isenta do sofrimento. Viver em Deus não é caminho largo sem dor. A dor e o sofrimento fazem parte da nossa vida por causa da nossa limitação, seremos livres deles totalmente quando, um dia, vivermos em Deus. Mas enquanto caminhamos nesta terra imperfeita e limitada, estaremos à mercê do sofrimento e da dor. A diferença está em que aquele que vive uma vida na fé e em Deus encara e supera o sofrimento de forma diferente. O que vive pela fé não é vencido pela dor e pelas tribulações, mas supera tudo isso porque Deus está ao seu lado. Aquele apóstolo também sentiu isso, ele não foi poupado do sofrimento, mas tinha certeza da sua vitória: “Em tudo somos oprimidos, mas não sucumbimos. Vivemos em completa penúria, mas não desesperamos. Somos perseguidos, mas não ficamos desamparados. Somos abatidos, mas não somos destruídos”. (2Cor 4,8-9). Ter Deus ao nosso lado não nos livra da dor, mas nos dá condições de superá-la.

Disse tudo isso à minha sobrinha, que ainda permanecia em dúvida e retrucou: “entendi, mas por que Deus não fez alguma coisa para evitar aquilo tudo?”

Sei que esta é a pergunta que todos estão fazendo porque fomos criados pensando que Deus deve fazer tudo por nós. Felizmente não é assim. Digo felizmente porque Deus nos criou para que tivéssemos um relacionamento de amor com ele. Ele nos ama e nós o amamos. Ora, para que isso aconteça deve haver liberdade. Caso contrário não seria amor, e sim pura obediência. Amamos a Deus com tanta liberdade que podemos até rejeitá-lo, caso seja essa nossa escolha. Por causa disso Deus não intervém na nossa história a todo momento. Fazemos o nosso caminho a partir daquilo que apreendemos do seu amor, temos a sua força que nos impele a superar os momentos difíceis mas não somos parte de um brinquedo de Deus, onde Ele controla tudo com um joystick como se fosse um daqueles joguinhos de computador.

Se acontecem tragédias, acidentes e ataques terroristas Deus não é o culpado. Até entendo que diante de uma falta de explicação para os fatos tentemos buscar um culpado e não achando ninguém culpamos a Deus. Mas as tragédias acontecem por negligência, por falta de responsabilidade ou porque não se observaram regras básicas de segurança, no caso, acender um artefato explosivo num ambiente fechado. Os acidentes são frutos do desgaste de peças e de falhas humanas e os ataques terroristas, frutos da maldade do coração dos homens. Deus não participa disso.

Mas onde estava Deus? É melhor que mudemos a pergunta pra “Onde está Deus neste momento?”

Deus está nas milhares de pessoas que são solidárias e rezam por essas famílias. Ele está nas centenas de voluntários que se uniram para ajudar. Deus se encontra naqueles que entraram na boate, em chamas, para resgatar os que estavam ali. Deus permanece no coração daqueles que choram e ao mesmo tempo enxuga as lágrimas de um pai ou mãe inconsoláveis. Deus estará no coração de cada parente ou amigo daqueles jovens fazendo com que eles possam retomar as suas vidas. Deus estará na voz daqueles que irão denunciar as péssimas condições de segurança de locais semelhantes a esta boate, para que outras tragédias não venham acontecer mais.

Deus deve estar em seu coração neste momento, para que você se una a essas famílias e reze por elas. Deus deve estar em seu coração, neste momento para que você procure alguém que esteja sofrendo para consolar e ajudar.

Deus pode fazer tudo, mas prefere fazer tudo através de você.

Lucilaneo da Cruz Santos/Leitor (Foto:G1)

Artigo: Uma reflexão sobre a tragédia

  1. Marivaldo disse:

    Para complementar: “Deus também está naqueles que faleceram na tragédia pois a Vida é Eterna!”

    1. Heverton Carvalho disse:

      Exatamente!
      É a morte que nos torna viventes em Cristo. Tanto que a Sta Teresinha a chamava de “Irmã Morte”, pois através dela daria um abraço em seu mestre, o Cristo.

      A todos, os nosso mais sinceros votos de consolo e compaixão.

  2. Andrade disse:

    As casas de shows são devidamente fiscalizadas pelos bombeiros?

  3. Jorge Luiz disse:

    Deus nos deixou o livre arbítrio, mas se verdadeiramente tivermos a conciência do que é viver verdadeiramente “Cristo” e sua “Palavra” em nossas vidas muitos não estariam dentro daquela boate.

  4. Jaqueline disse:

    Foi muito triste ver uma grande tragédia no começo de 2013. Tem pessoas falando:se tivesse na igreja não teria acontecido isso. Mais não é bem assim, tragédias acontece em qualquer lugar que você mesno espera.

  5. Flávio disse:

    A pergunta é: Onde estamos posicionando DEUS?

    Conta-se que a filha de Billy Graham estava sendo entrevistada no “Early Show” quando a apresentadora Jane Clayson lhe perguntou : Como DEUS permitira algo tão terrível assim acontecesse no dia 11 de setembro de 2001?

    E, Anne Graham deu uma resposta profunda e esclarecedora.

    Ela disse: “Eu creio que DEUS ficou profundamente triste com o que aconteceu, tanto quanto nós. Por muitos anos nós temos dito para DEUS não interferir em nossas escolhas, sair do nosso governo e sair de nossas vidas. Sendo um cavalheiro como DEUS é, eu creio que Ele calmamente nos deixou. Como poderemos esperar que DEUS nos dê a Sua bênção e Sua proteção se nós exigimos que Ele não se envolva mais conosco? À vista dos acontecimentos recentes, ataque dos terroristas, tiroteio nas escolas, etc.

    Eu creio que tudo começou desde que Madalyn Murray O’Hair, uma ateísta, se queixou de que era impróprio fazer orações nas escolas americanas como se fazia tradicionalmente, e nós concordamos com a sua opinião. Depois disso, alguém disse que seria melhor também não ler mais a Bíblia nas escolas… A Bíblia que nos ensina que não devemos matar, não devemos roubar, e devemos amar o nosso próximo como a nós próprios. E nós concordamos.

    Logo depois, o Dr. Benjamin Spock disse que não deveríamos corrigir nossos filhos quando eles se comportassem mal, porque suas personalidades em formação ficariam distorcidas e poderíamos prejudicar sua auto-estima . E nós dissemos: “um perito nesse assunto deve saber o que está falando”, e concordamos com ele. O filho do Dr. Spock depois cometeu suicídio.

    Depois alguém disse que os professores e os diretores das escolas não deveriam disciplinar os nossos filhos quando eles se comportassem mal. Os administradores escolares então decidiram que nenhum professor em suas escolas deveria tocar em um aluno quando se comportasse mal, porque não queriam publicidade negativa, e não queriam ser processados. (Há uma grande diferença entre disciplinar e tocar, corrigir, dar socos, humilhar e chutar, etc.) E nós concordamos com tudo.

    Aí alguém sugeriu que deveríamos deixar que nossas filhas fizessem aborto, se elas assim o quisessem, e que nem precisariam contar aos pais. E nós aceitamos essa sugestão sem ao menos questioná-la. Em seguida algum membro da mesa administrativa escolar muito sabido disse que, como rapazes serão sempre rapazes, e que como homens iriam acabar fazendo o inevitável, que então deveríamos dar aos nossos filhos tantas camisinhas quantas eles quisessem, para que eles pudessem se divertir à vontade, e que nem precisaríamos dizer aos seus pais que eles as tivessem obtido na escola. E nós dissemos, “está bem”.

    Depois alguns dos nossos políticos mais importantes disseram que não teria importância alguma o que nós fizéssemos em nossa privacidade, desde que estivéssemos cumprindo com os nossos deveres. Concordando com eles, dissemos que para nós não faria qualquer diferença o que uma pessoa fizesse em particular, incluindo o nosso presidente da República, desde que o nosso emprego fosse mantido e a nossa economia ficasse equilibrada.

    Então alguém sugeriu que imprimíssemos revistas com fotografias de mulheres nuas, e disséssemos que isto é uma coisa sadia, e uma apreciação natural da beleza do corpo feminino . E nós também concordamos Depois uma outra pessoa levou isto a um passo mais adiante e publicou fotos de crianças nuas e foi mais além ainda, colocando-as à disposição na Internet. E nós dissemos, “está bem, isto é democracia, e eles têm direito de ter a liberdade de se expressar e fazer isso”.

    A indústria de entretenimento então disse: “Vamos fazer shows de TV e filmes que promovam profanação, violência e sexo ilícito. Vamos gravar música que estimule o estupro, drogas, assassínio, suicídio e temas satânicos.” E nós dissemos: “Isto é apenas diversão, e não produz qualquer efeito prejudicial. Ninguém leva isso a sério mesmo, então que façam isso!”

    Agora nós estamos nos perguntando por que nossos filhos não têm consciência, e por que não sabem distinguir entre o bem e o mal, o certo e o errado, por que não lhes incomoda matar pessoas estranhas ou seus próprios colegas de classe ou a si próprios… Provavelmente, se nós analisarmos tudo isto seriamente, iremos facilmente compreender que nós estamos colhemos exatamente aquilo que temos semeado! “

  6. Roberto Gomes disse:

    Um bruxo uma vez estava ouvindo um programa de rádio onde uma senhora com muito sofrimento e muita fé em Deus falava sem reclamar que tinha perdido tudo e não tinha se quer um pedaço de pão para alimentar seus filhos. Pois o bruxo chamou dois de seus seguidores e falou: Vão façam uma feira de tudo do bom e do melhor e levem para essa senhora e quando ela perguntar quem enviou as compras! Voces respondem que foi o diabo. Os seguidores fizeram isso e ao chegar na casa da mulher e baterem, ela abriu a porta e encheu os olhos de lagrimas pelo tanto de comida e aquela feira enorme que estava chegando a sua casa. Os dois rapazes levaram as compras para dentro e organizaram tudo e ficaram aguardando a senhora perguntar quem havia mandado tudo aquilo. Os seguidores do bruxo não resistiram e disseram: A senhora não vai perguntar que te enviou tudo isso? E a senhora firme respondeu: “MEU FILHO QUANDO DEUS MANDA ATÉ O DIABO OBEDECE”

    Gloria a Deus sobre todas as coisas.

  7. pedro caldas disse:

    amigo gostei das suas colocações, porem quero acrescentar que Deus deu o livre arbitrio ao homem para que ele faça as suas escolhas, tome as suas decisões sem que Deus interrompa. E Deus estar sempre nos observando. O que precisa deixar claro é que a humanidade tem tirado Deus de suas vidas.
    O homem tem tirado Deus da sua vida quando deixa de agradecer a Ele por tudo que temos.
    Quando Injeta drogas nas veias e muitas das vezes até solta uma fumaça para Ele.
    Quando passam noites e mais noites dançando, bebendo e se prostituindo no carnaval
    Quando os governos incentivam nossos adolescentes a praticarem sexo antes do casamento e quando descobrem a gravidez o proprio governo incentiva a pratica do aborto.
    Deus sempre vai estar querendo ocupar um lugar em nossos corações.
    E a Biblia Sagrada diz: Que Deus não tem prazer na morte de ninguem….
    Agora fica o nosso sentimento de pesar pelas vitimas deste incendio e a lição de que devemos sempre buscar a Deus independente das circunstancias…
    Deus é soberando e sabe o que faz.
    E como está escrito na Biblia: De que se queixa o homem; queixe-se o homem dos seus próprios pecados.
    Deus te abençoe amigo e gostei da sua resposta a sua sobrinha. Parabens…

  8. DANIEL FERREIRA LEITE disse:

    Que Deus der a eternidade a todos que se foram. E muita paz de espirito a todos familiares que Deus o conforte.

  9. mary disse:

    D´US NÃO SÓ ESTAVA DO LADO DELES,COMO PRESCISOU DELES NESSE MOMENTO E SIMPLESMENTE OS LIBERTOU DA CASCA E ELES VOLTARAM PARA AS SUAS VERDADEIRAS FORMAS ´POIS SOMOS ANJOS EM FORMA DE MATERIA E MESMO QUE SEJA MUITO DOLOROSO ESSE MOMENTO DEVEMOS AGRADECER A NOSSO D´US E REFLETIR A RESPEITO DOS NOSSOS APEGOS A ESSE MUNDO .NÃO DEVEMOS CULPA OU QUESTIONAR D´US, POIS NÃO CAI UMA FOLHA DE UMA ARVORE QUE NÃO SEJA A VONTADE DELE E TUDO QUE ELE PERMITE QUE ACONTEÇA SERVE PARA A TRANSFORMAÇÃO DOS QUE HABITAM TERRA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários