Artigo do leitor: Dia da Árvore – 21 de setembro ou última semana de março?

por Carlos Britto // 22 de setembro de 2014 às 21:36

Neste artigo interessante enviado ao Blog, o geógrafo e educador ambiental, Vitório Rodrigues, levanta uma questão referente ao Dia da Árvore que a maioria dos petrolinenses, certamente, desconhece.

Confiram:

arvore rua 1 vila marcelaInicialmente o Brasil determinou que o dia 21 de setembro de cada ano fosse dedicado às árvores em razão da chegada da primavera. Em 1965 o então presidente da República, General Humberto Castelo Branco, baixou o Decreto-Lei nº 55.795, de 24 de fevereiro de 1965, cujos artigos 1º e 3º têm o seguinte teor:

“O PRESIDENTE DA REPÚBLICA , usando das atribuições que lhe confere o Art. 87, item I da Constituição,

DECRETA:

Art. 1º Fica instituída em todo o território nacional, a Festa Anual das Árvores, em substituição ao chamado “Dia da Árvore” atualmente comemorado no dia 21 de setembro.

Art. 3º A Festa Anual das Árvores, em razão das diferentes características fisiográfico-climáticas do Brasil, será comemorada durante a última semana do mês de março nos Estados do Acre, Amazonas, Pará, Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia e Territórios Federais do Amapá, Roraima, Fernando de Noronha e Rondônia; e na semana com início no dia 21 de setembro, nos Estados do Espírito Santo, Rio de Janeiro, Guanabara; Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Distrito Federal”.

Neste caso, precisamos rever essa comemoração em nosso município, que além de estar sendo ilegal, segundo o Decreto-Lei acima mencionado, essa data sempre passa despercebida por conta do movimento do aniversário de emancipação do município.

Com comemoração na última semana de março será positivo, pois as comemorações podem ser realizadas com plantios de árvores, inclusive no interior do município, em virtude do período chuvoso aqui na região.

Por favor dê sua opinião.

Vitório Rodrigues/Geógrafo e educador Ambiental

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários