Artigo do leitor: “Vocês que gostam muito de ler…”

por Carlos Britto // 27 de maio de 2019 às 19:30

Professor Eurico Régis Serafim. (Foto: Arquivo Pessoal)

Neste artigo abaixo, o professor Eurico Régis Serafim fala sobre administração do orçamento pessoal e como evitar dívidas. Além disso, ele destaca que é “preciso uma boa dose de disciplina para equilibrar o orçamento“.

Acompanhe:

Vocês que gostam muito de ler…

Esse negócio de administrar o orçamento pessoal ou familiar não é uma coisa simples, aliás é muito complicado em função de várias coisas.

A maioria das pessoas vai se deixando seduzir pela mídia, pelas aparentes facilidades do crediário, pela vaidade, pela aparência e não observa se tem capacidade de exercer o direito de comprar ou não. Se alguma pessoa ou família estiver utilizando limite de cheque especial ou fazendo pagamento mínimo de cartão de crédito pode apostar que a situação é muito ruim e para sair deste buraco é difícil, penoso e demanda tempo. A maioria das pessoas nem sabe o quanto paga de juros tanto no caso do limite, como do cartão.

O que elas querem é comprar, ostentar, aparentar, mostrar para a família e para os amigos que estão bem, quando na verdade a situação é bem diferente. Esse tipo de situação, bastante comum, leva a problemas pessoais, familiares e profissionais. É preciso uma boa dose de disciplina para equilibrar o orçamento.

Deve-se ter sempre em mente que se a renda permite vamos aproveitar pois a vida passa rápido, mas se a renda for pequena devemos ter os pés no chão, viver de acordo com a mesma. Muitas pessoas e famílias ganham pouco e têm uma vida equilibrada porque observam essa realidade, mas a grande maioria não o faz. E aí começam os transtornos…

Uma pesquisa feita há algum tempo e divulgada pelo Jornal do Comércio deixa claro:

– Pessoas endividadas (aquelas que estão com dívidas, porém não necessariamente em atraso com o pagamento desses débitos) – Média de Pernambuco 77,5% – Média de Petrolina 85,5%;

– Comprometimento da renda (quanto dos ganhos vai para o pagamento de dívidas) – Média de Pernambuco 46% – Média de Petrolina 48,6%;

– Inadimplência (Dívidas em atraso, o caso mais grave) – Média de Pernambuco 31,1% – Média de Petrolina 39,4%.

Portanto, devemos cuidar bem do nosso dinheiro…Dinheiro dá trabalho para ganhar, mas é muito rápido para gastar. Como dizia um Professor de Economia do Recife, “não é porque estamos vivendo um momento de crise que devemos economizar. Essa regra vale para para todo o sempre. Fique atento aos quatro P’s….Priorizar o que for comprar; Pesquisar o preço; Planejar e Pechinchar”.

O consumidor deve procurar comprar realmente o que é necessário…”Tem gente que não abre mão de ter o carro do ano, mas está devendo o condomínio. Isto não pode acontecer”… Sabendo, então, priorizar as compras dá até pra pensar em fazer uma reserva…Como dizia Francis Bacon, “o dinheiro é um bom criado, mas um mau senhor”.

Eurico Menezes Regis Serafim/Economista e Professor

Artigo do leitor: “Vocês que gostam muito de ler…”

  1. joão Vitor disse:

    Excelente texto professor Eurico! Ja abri so pelo titulo.

  2. Emiliany Domingos disse:

    Palavras simples, diretas e precisas no proposito do tema! Sou grata a Deus por ter tido a oportunidade de ser instruída por um profissional de tamanha excelência que é o professor e economista Eurico Menezes Regis Serafim, no meu período de bacharelado em administração na FACAPE. Frases como, ” como estão os indicadores econômicos?”…ou “A prova está perigosamente a se aproximar” são marcos dessa pessoa extraordinária. Saudades professor, saiba que sua instrução tem força ativa até hoje em minha vida, não só profissional mas também pessoal!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários