Artigo do leitor: Uma homenagem ao Coronel Jubilino

por Carlos Britto // 21 de julho de 2016 às 21:00

caboclo povoadoHá exatos 153 anos nascia no Caboclo, zona rural de Afrânio (PE), o coronel Jubilino Albuquerque Cavalcanti, filho de Pai Chico do Caboclo. Integrante da Comissão de Revitalização do povoado, o arquiteto Cosme Cavalcanti ressalta a importância do coronel Jubilino para a região:

Hoje é o aniversário de nascimento do Coronel Jubilino Albuquerque Cavalcanti, filho de Pai Chico do Caboclo e um grande homem benfeitor da região. Amigo pessoal de Dom Malan, ajudou a diocese em muitas obras, inclusive na construção da Igreja de Afrânio.

Foi um visionário para época, pois chegou a importar um motor gerador de energia para uma fábrica de beneficiamento de arroz, implantou os primeiros engenhos de cana trazidos de Salgueiro (PE); foi fazendeiro criador de gado. Tinha pela família grande zelo e proteção, criando e educando muitos patentes órfãos.

Tinha residência em Caboclo, Afrânio e Petrolina, onde faleceu aos 90 anos e está sepultado no mausoléu, no cemitério do Centro. Foi casado com uma prima de Jaicós, no Piauí, de nome Jubilina, assim pré-determinados ao casamento ao nascer. Ficou viúvo e casou com a outra prima afilhada, Cristina Jubilina, para ajudar criar os 8 filhos, dos quais se formou uma grande descendência.

Nasceu em 21/07/1863 e faleceu em 15/11/1953. Memória da família presente no Museu Pai Chico em Caboclo, município de Afrânio-PE.

Cosme Cavalcante/Arquiteto e integrante da Comissão de Revitalização do Caboclo

Artigo do leitor: Uma homenagem ao Coronel Jubilino

  1. historiador disse:

    Terra dos coronéis. Atualmente o mais famoso: Coronel Afrânio o popular Cel. SARUÊ!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários