Artigo do leitor: “Um presente para Juazeiro”

5

Às vésperas dos 141 anos do aniversário de Juazeiro (BA), a leitora Lícia Regina Lopes da Silva, conta neste artigo um detalhe que faz toda diferença quando se vive em sociedade3.

Confiram:

No dia 12 de julho de 2019, a lua crescente apareceu timidamente entre as nuvens, iluminando a noite e nos ajudando a compreender melhor a importância da inter-relação solidária  entre a flora e a fauna, por meio do ninho que os pássaros casaca  de  couro construíram na árvore castanhola, localizada no quintal da residência de Dona Sila, trazendo sombra e frescor para o ambiente doméstico.

Um cenário que nos fez refletir sobre  a ajuda mútua da natureza, pois na mesma árvore, um enxame de abelhas africanizadas arranchou logo ali, no ninho dos pássaros. Elas sabem bem por que escolheram aquele lugar, que estava  a 8 metros de altura,  bem difícil de serem localizadas e também de difícil acesso, no emaranhado de galhos, gravetos, espinhos e folhas secas, um ninho feito cuidadosamente pelos pássaros. Uma árvore que abriga pássaros, abelhas e tantos outros animais que ali estão.

Sabíamos que as abelhas não poderiam permanecer ali, o momento pedia que fossemos solidários.  Foi necessário e urgente a captura, para isso precisávamos unir forças. Eis que entra em ação a equipe do 9º Grupamento de Bombeiros Militar na pessoa do Major comandante Tarcísio Ribeiro do Valle, e a Sub Tenente Fabiana Tolentino, chefe de Operação, naquele dia, com uma equipe de 11 bombeiros.

A sua decisão, Sub Ten. Fabiana, foi determinante quando uniu apoio logístico para que a captura ocorresse com segurança, junto à Secretaria Municipal de Meio Ambiente, por meio de Hudson, Manoel e Lauro. Atendendo ao seu pedido, entenderam a importância que temos de juntar forças e sermos solidários uns com os outros, assim como a flora e a fauna exemplificam o tempo todo. Gratidão a você pela sensibilidade e  belíssimo trabalho da sua equipe!

Foram mais de 6 horas de trabalho, desde a preparação para a captura, com o apicultor Ermando, que não mede esforços para a realização deste trabalho;  a montagem técnica e cuidadosa dos equipamentos de segurança pelos bombeiros militares – Soldados Ferreira, Rodrigo, Welton, Emerson, Alves, Junior, Alisson e tantos outros bombeiros que estão sempre conosco nesta missão; o transporte das abelhas até o apiário feito pela equipe da Sec. Municipal  de Meio Ambiente, com apoio de Hudson, Manoel, Lauro e o Secretario Jadson.

Quando falamos em solidariedade,  traduzimos em comprometimento com o meio ambiente, de práticas sustentáveis para a nossa cidade. Nesta oportunidade, vale ressaltar que ação positiva em defesa das abelhas vem sendo desenvolvidas em Juazeiro  há exatamente 5 anos, por meio de um grupo de pessoas que iniciou em julho de 2014, com o curso aberto à comunidade. Nesta ocasião, tivemos a honrosa parceria da UNEB-DTCS Campus III, com os professores Jairton e Osmã, Jose Ferreira (Del), de toda a Corporação do 9º Grupamento de Bombeiros Militar, Major Tarcísio Ribeiro do Valle, o então Comandante Cel. Anselmo Leal, Sub Ten. Ênio Costa,  apicultores, Ernando e Newton.

E posteriormente, com a divulgação do trabalho, vários parceiros e simpatizantes da causa abraçaram o Projeto Abelha Viva, a exemplo da  Movimento Acolher Natura, 6ª SR Codevasf, representada por Luciano e Everaldo,  Bahiater/SETAF com Elene, Luandson, Roberto, José Fernandes e  Lorena, Ascamp e apicultores Marcelo, Alei, Leo, Marciano, Sec. Mun. Meio Ambiente representada por Sec. Jadson, Hudson e Manoel,  IRPAA,  e a todos que participam ativamente desta  causa, a saber a luta em defesa das abelhas, amigos, simpatizantes, formando assim, a rede solidária que deve ser fortalecida, sempre.

Importante refletir sobre a importância das abelhas, a sua função como insetos polinizadores que contribuem para a produção de alimentos, destarte da segurança alimentar  além de estabilizar a fauna e a flora, equilibrando o ecossistema.  Esse é o nosso presente para Juazeiro, nós continuamos aqui, contribuindo para uma cidade melhor. Feliz aniversário!

Gratidão a todos que nos ajudam a realizar esta atividade de forma colaborativa e que viabiliza o atendimento das demandas.

Lícia Regina Lopes da Silva/Leitora

5 COMENTÁRIOS

  1. Lícia, parabéns em especial para você por este excelente trabalho que está desenvolvendo na região. E a todos os Órgãos Público pelo o apoio, como também os colaboradores em Especial a Ernando (esquerdinha) que realmente não mede esforços para ajudar , é um grande Apicultor, que ele continue levando Enxames de abelhas recolhidos para o Projeto Maria Tereza R4, em Petrolina onde são colocadas em uma área de preservação. Obrigado!

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome