Artigo do leitor: Quem se habilita para prefeito com o 2º turno em Petrolina?

por Carlos Britto // 02 de fevereiro de 2015 às 12:00

Prefeitura2Neste artigo enviado ao Blog, o jornalista Claus Oliveira levantou alguns dados relevantes junto ao Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) para desenhar um cenário municipal em 2016 com um provável segundo turno em Petrolina.

Boa leitura:

Em 2016, o sucessor de Júlio Lossio na Prefeitura de Petrolina dificilmente será definido em votação única. Tudo porque Petrolina (com 190.369 eleitores, hoje) precisa somente de 9.632 novos votantes para que a próxima eleição de prefeito seja decidida em dois turnos, caso o candidato mais votado na primeira votação não alcance mais da metade dos votos válidos.

De imediato, a concretização do segundo turno vai agitar a política petrolinense. É provável que aumente bastante o número de candidaturas para prefeito (e vereadores) ou que a disputa se polarize (JL e ‘aliados’ versus Coelhos e Cia). Por outro lado, seriam testadas, eticamente e pela primeira vez em Petrolina, as negociações para evitar ou provocar uma nova ida às urnas.

Assim, a estratégia do ‘tirar voto’, que causa pouco impacto numa votação única, agora será explorada em demasia. O receio é que essa tática aceitável seja ainda mais profanada com atos de corrupção, como a compra de votos e apoios políticos.

Paralelo a isso, com a campanha mais longa (em dias) para a propaganda ‘gratuita’, os candidatos vão desembolsar mais dinheiro para custear programas de rádio/TV e pagar a militância de rua. O Ministério Público tem papel muito importante nas eleições em duas fases.

Por ora, no páreo pela Prefeitura de Petrolina temos o deputado federal Fernando Filho (PSB), mais cotado da oposição (pelo 2º lugar em 2012); o PT, do estadual Odacy Amorim (3º colocado), sinaliza um alinhamento com Lossio; a novidade seria a importação de Adalberto Cavalcanti (PTB). Ex-prefeito de Afrânio, cidade com baixa densidade eleitoral (15,4 mil votantes), o petebista, que passou pela Assembleia pernambucana vai desembarcar em Brasília, referendado principalmente pelo eleitor petrolinense.    

A leitura preliminar das urnas, a partir do resultado em 2014, tem servido de sinalizador para os postulantes à Prefeitura de Petrolina em 2016. Amorim, por exemplo, ainda comemora o salto de 11,5 mil votos apenas no eleitorado de Petrolina em relação a 2010. Cavalcanti, estreante na Câmara dos Deputados, também festeja amealhar 30% do bolo eleitoral de Petrolina e, de quebra, desbancar veteranos sendo o federal mais votado no município.

Entre 2010 e 2014, a proporção do eleitorado de Fernando Filho em Petrolina (calculada pela votação total), saiu de 17,98% para 31,81%. Na eleição mais recente, o socialista obteve 112.684 votos em todo o Estado. A título de comparação, FF teve 166.493 votos no pleito anterior (em 2010).  

Contudo, nunca é demais lembrar: ultimamente, voto de deputado não elege prefeito em Petrolina. Diante da urna, o cidadão dissocia a função executiva municipal da legislativa estadual ou federal, quando pleiteadas pela mesma pessoa. E com a eleição em dois turnos, o petrolinense deverá ficar ainda mais crítico e seletivo. Quem se habilita a convencê-lo?

Claus Oliveira/Jornalista

Artigo do leitor: Quem se habilita para prefeito com o 2º turno em Petrolina?

  1. angelica disse:

    tem um monte de carniça querendo ser prefeito

  2. esqueceram do recadastramento... disse:

    Dificilmente Petrolina terá segundo turno nas próximas eleições. Quem apostar suas fichas nisto pode cair do cavalo.
    Estamos passando pelo recadastramento biométrico. As cidades que passaram por isto perderam até 15% dos seus eleitores. Assim, petrolina perderia algo em torno de 28.500 eleitores, deixando o segundo turno apenas para 2020…

  3. Pacato Cidadão disse:

    Petrolina não terá 2o turno em 2016. Em todo lugar em que foi implantada a urna biométrica, o número de eleitores caiu drasticamente.

  4. Lucas Claro disse:

    esse jornalista ta desinformado. Haverá em Petrolina recadastramento de eleitores em Petrolina, para uso da urna biométrica. Com isso deverá ter uma redução de 20% no eleitorado de Petrolina, segundo o Desembargador, eliminando a possibilidade de 2º turno em Petrolina.

  5. Eu AMO PETROLINA disse:

    Com 2º Turno ou não, o Povo Petrolinense tem que tomar vergonha na cara e umas doses de consciência política, e não VOTAR em hipótese alguma em algum candidato que este Dr. Júlio Lost indicar. Nossa cidade está sucateada em todos os setores, além do mais quase que inexistente nos cenários Estadual e Federal.
    #MudaPetrolina #BastadeJulioLost. Adalberto Cavalcanti como prefeito de nossa cidade seria uma falácia, com todo respeito aos Afranienses, mas Petrolina não é Afrânio, não nos iludamos. Odacy Amorim, poderia até ser um bom nome, mas lhe falta segurança e confiabilidade, #prefiroOdacydeputadoaPrefeito. Petrolina tem saudades de FBC!!! #sou100%FBC

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários