Artigo do Leitor: “Os custos da descarbonização”

2
Foto: Infoescola/reprodução

Pelo visto, a polêmica em torno da possível implantação de uma usina nuclear em Itacaruba (PE), Sertão de Itaparica, ainda vai render bastante. Prova disso é este artigo enviado ao Blog pelo diretor-presidente da Eletronuclear, Leonam dos Santos Guimarães, rebatendo as explicações do professor Heitor Scalambrini Costa, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Entre outros argumentos, ele acredita que a energia nuclear terá papel fundamental nos futuros sistemas descarbonizados. Embora produza de forma confiável grandes quantidades de energia despachável e de baixo carbono, Leonam reconhece que ela enfrenta questões sobre aceitação pública em muitos países.

No entanto, o estudo que apresenta em seu artigo mostra como a energia nuclear continua a ser uma opção economicamente viável para satisfazer restrições severas de carbono, apesar dos desafios econômicos para alguns reatores de nova geração. O artigo na íntegra pode ser conferido no link disponibilizado pelo Blog.

2 COMENTÁRIOS

  1. A energia nuclear continuará sendo a energia do futuro, hoje pela fissão nuclear, em 2050 pela fusão nuclear, onde teremos uma fonte de energia praticamente inesgotável, pelo uso do deutério. O Brasil não pode ficar de fora dessa, e devemos estar na vanguarda da produção desta energia. Mais debate científico, menos debate emocional por favor.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome