Artigo do leitor: “O que é oclusão dental?”

0

O que é oclusão dental? O especialista Carlos Menezes explica sobre o assunto neste artigo enviado ao Blog.

Confiram:

Poderíamos definir Oclusão com sendo o conjunto da relação dinâmica da mandibular com a maxilar e toda a estrutura que forma o aparelho estomatognático.  

A oclusão dental correta é de fundamental importância para a manutenção da saúde bucal, de todos os componentes do aparelho estomatognático como músculos, articulações, bem como para a maior longevidade dos tratamentos odontológicos restauradores, seja ele uma restauração em resina, uma lente de contato odontológica, uma coroa sobre dente, uma prótese total móvel ou uma reabilitação com implantes e prótese sobre implante.

Alguns critérios para uma oclusão ideal devem ser observados e reestabelecidos, se necessário, durante o tratamento odontológico.

Entre outros podemos citar:

1-Contato bilateral posterior e simultâneo: quando do fechamento da boca, os dentes posteriores devem se tocar simultaneamente (FIg. 1);

2-Guia canina: quando se desliza a mandíbula para um dos lados apenas os dentes caninos desse lado devem se tocar (Fig. 2);

3-Guia anterior: quando levamos a mandíbula para frente, deslizando os dentes anteriores inferiores por trás dos dentes anteriores superiores, apenas esses devem se tocar e os posteriores e os caninos ficam desocluídos (Fig.3).

Respeitando esse princípio de oclusão os trabalhos executados na boca dos pacientes terão uma longevidade maior e um prognóstico muito bom.

Carlos Menezes/Especialista

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome