Artigo do leitor: “O delírio de Sanguinetti”

por Carlos Britto // 13 de fevereiro de 2023 às 18:33

Foto: reprodução

Neste artigo, o perito criminal especial aposentado da Polícia Científica de Pernambuco, Cleomácio Miguel da Silva, critica e questiona o médico George Sanguinetti após advogados de defesa do acusado de assassinar a menina Beatriz Angélica Mota, de 7 anos, dentro do Colégio Auxiliadora, em Petrolina, o convidarem para atuar na produção de um parecer questionando provas técnicas que fazem parte do processo. Segundo o leitor, Sanguinetti caiu no delírio de questionar um exame de DNA sem ter o mínimo de conhecimento técnico-científico na área e nunca ter trabalhado como perito criminal”.

Confiram abaixo o artigo na íntegra:

“Instrui ao sábio, e ele se tornará mais sábio; ensina ao justo, e ele crescerá na ciência” (Provérbios 9:9). Quanta sabedoria existe nestas palavras! Mas tem pessoas que não aprendem nunca e caminham no sentido contrário do tráfego. Para estes valem o provérbio bíblico: “Aquele que vive isolado, busca seu próprio desejo e insurge-se contra a verdadeira sabedoria” (Provérbios 18:1). Mais uma vez, o cavalheiro solitário da Criminalística Brasileira, o famoso médico midiático e folclórico, George Sanguinetti, ressurge das cinzas, para dessa vez defender o assassino confesso da menina Beatriz Mota. Isto foi noticiado no Jornal do Commercio de Pernambuco (JCPE) do dia 07-02-2023. Segundo o JCPE, dessa vez Sanguinetti vai apresentar um Parecer Técnico questionando os exames de DNA. A famosidade midiática de Sanguinetti mais uma vez foi exaltada na reportagem. Na verdade, ser famoso é muito diferente de ser importante. O importante é necessariamente suficiente.

Sanguinetti caiu no delírio de questionar um exame de DNA, sem ter o mínimo de conhecimento técnico-científico na área e nunca ter trabalhado como Perito Criminal, médico legista, e muito menos num Laboratório de Genética Forense. Sanguinetti não é geneticista, apesar de ser médico. Sendo assim, e diante de tais alegações, vislumbra-se no horizonte mais um fracasso criminalístico de Sanguinetti. Em todos os casos em que ele participou como assistente técnico, nunca apresentou provas técnicas robustas para a tomada de decisão judicial. E isso acontecerá mais uma vez!

Ironicamente, Sanguinetti tinha se oferecido à família de Beatriz para ser o assistente técnico do caso. E agora ele vai ser o assistente técnico na defesa do assassino de Beatriz? Não tem como confiar em Sanguinetti, muito menos em seu “trabalho pericial”. A perícia criminal de Sanguinetti é puramente folclórica e fantasiosa. Será que Sanguinetti tem alguma ética profissional ou seu interesse é meramente a fama? Quais as leis morais que regem Sanguinetti?  

Não sei como Sanguinetti vai questionar um exame de DNA, que é feito dentro dos mais rigorosos procedimentos padrões de análises laboratoriais. Talvez ele questione as etapas da Cadeia de Custódia. Porém, terá que provar a não sistematização de todo processo e sua não conformidade. Como ele vai fazer isso retrospectivamente? Só vejo uma solução. Ele terá que entrar numa máquina do tempo e voltar ao passado. Entretanto, vai ter que descobrir uma maneira de lidar com o Paradoxo de Bootstrap. Caso contrário, ele ficará num loop infinito e nunca encontrará uma prova técnica para seus questionamentos. Outra possibilidade é Sanguinetti ter desenvolvido secretamente um método novo, próprio, extremamente galáctico, mediúnico, messiânico, avançado e eficiente de análise de DNA, que seja capaz de ser utilizado em testagem de amostras retiradas de bonecas infláveis.  

Baseado no contexto bíblico, afirmo: “É mais fácil um camelo passar no fundo de uma agulha do que Sanguinetti ter êxito em ‘derrubar’ um exame de DNA ou oferecer um átimo de prova técnica pericial decente”.

Cleomácio Miguel da Silva/Perito criminal especial aposentado da Polícia Científica de Pernambuco

Artigo do leitor: “O delírio de Sanguinetti”

  1. FUNDEB DO PROFESSOR INDO PRA ARGENTINA disse:

    Muitos tolos se apegam a tudo que diz ser “ciência”, como nas vachinas contra covid, para darem um “ar” de confiabilidade absoluta, não sabendo esses idiotas, que uma das características da CIÊNCIA é a FALIBILIDADE.
    O conhecimento científico também é falível, isso significa que não é definitivo, pois determinada ideia ou teoria pode ser derrubada e substituída por outra, a partir de novas comprovações e experimentações científicas.

    Entre outras características inerentes ao conhecimento científico, destaca-se o fato de ser: racional, objetivo, factual, analítico, comunicável, acumulativo, explicativo, entre outros fatores relacionados a investigação metódica.

  2. FUNDEB DO PROFESSOR INDO PRA ARGENTINA disse:

    Não estou querendo aqui, afirmar que houve má fé na apresentação de um “acusado” de ter assassinado a criança Beatriz, às pressas! Por longos anos, tentaram apagar imagens, tentaram mudar a cena do crime, entre outras obstruções para que realmente NÃO se chegasse ao verdadeiro autor! Como se houvesse o interesse em esconder as verdades sobre o fato. Aí, de repente, de uma hora para outra, aparecem com uma faca suja de sangue com o DNA do indigente. Coincidentemente, logo após a ida da mãe até Recife, a pé, para cobrar do Paulo Lama a elucidação do crime, apontando o culpado.
    É como no linguajar das cadeias, uma faca com DNA do acusado e da vítima podem facilmente ser “frojada” para, por exemplo, arrumarem um BODE EXPIATÓRIO, afim de calarem a quem está “incomodando”, exigindo justiça. E foi o que aconteceu! Apareceram com um indivíduo de rua, que sem estudo algum, conseguiu adentrar em um evento da alta sociedade petrolinense, num Colégio rígido, com vários seguranças, mas que qualquer um pode entrar. Já que o homem de rua conseguiu essa proeza!
    Portanto, qualquer fator ou alguém que tenha algum conhecimento técnico, que surja com algum outro ponto de vista, que seja diferente daquele que apresentaram de ÚLTIMA HORA, é bem vindo! Pois, a mentira pode permanecer por algum momento, mas a verdade um dia chegará!
    Porque nada ficará ENCOBERTO debaixo do Sol, que não venha a ser REVELADO!
    Lembrando: Toda CIÊNCIA é falível!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários