Artigo do leitor: “O campo de batalha dos Agentes Comunitários de Saúde”

3

agente-comunitario-de-saudeO agente de combate às Endemias de Juazeiro (BA), Josevan Siqueira, homenageia neste artigo os colegas Agentes Comunitários de Saúde (ACSs). Hoje (4) é o diada  categoria e ele aproveita para destacar o trabalho realizado por esses profissionais nas comunidades.

Acompanhem:

O Agente Comunitário de Saúde (ACS) é a base da Estratégia de Saúde da Família (ESF). Sem o ACS não tem ESF. Ele está na linha de frente deste campo de batalha, que é o cuidado com a saúde da população. No acolhimento, no cadastramento, na entrega do exame, no acompanhamento.

É a base, sustenta todo o peso dos maus hábitos que fazem adoecer, sustenta o peso da miséria, das tragédias pessoais, do descaso ou do descuido. Não tem mais vida própria: sai na rua e vem um querendo o resultado do exame que não chegou; outro querendo remarcar uma consulta a qual ele esqueceu de comparecer e é domingo, dia do descanso! Isto quando não vão à sua casa, tarde da noite, querendo alívio para suas dores.

É a base, mas não é chão: não foi feito para ser pisado; nem xingado, maltratado. Tem que ser respeitado. A vida não é fácil: se revolta com o sistema demorado e imperfeito, se entristece quando um paciente larga o tratamento de tuberculose no meio, chora quando morre um outro… papelada atrasada, computador travou, sistema fora do ar…

Mas nem tudo é tristeza: se alegra com o nascimento, com a cura de algum enfermo, com um copo de água oferecido numa visita domiciliar… alguém que diz simplesmente: bom dia, por favor….

Mas são estas pequenas e fugazes alegrias que renovam suas forças e lhe fazem seguir em frente, acalentando o acamado, dando esperança ao desesperançado, acolhendo o adoentado, sustentando o maltratado. É isto que faz a diferença e coloca você num lugarzinho especial dentro dos nossos corações.

Parabéns a nós, que merecemos muito pelo o que fazemos. Parabéns a todos os ACSs e Agentes de Combate às Endemias (ACEs) da cidade de Juazeiro-BA, Petrolina-PE. Parabéns a todos os ACSs e ACEs do Brasil!

Josevan Siqueira/ACE de Juazeiro-BA

3 COMENTÁRIOS

  1. Parabéns aos ACS e ACE! Podem ainda não ser tão valorizados como deveriam, mas são muito importantes no dia a dia, na luta pela saúde pública nos mais diversos recantos deste país. Força!

  2. Josevan Siqueira me senti privilegiada em fazer parte desta categoria tão bem citada por você, sábias palavras. Obrigado pela grande homenagem que você para todos os ACSs e ACE da nossa região. Parabéns a todos que trabalham para uma melhor qualidade de vida da nossa população.

  3. Ser um acs ou ace é ser um amigo um psicólogo um anjo enviado por Deus porquê quem trabalha com amor é assim que é. Parabéns a todos nós pelo o nosso dia. Verinha acs João de deus Petrolina

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome