Artigo do leitor: “Miguel Coelho e os desafios de uma mobilidade urbana sustentável”

por Carlos Britto // 28 de outubro de 2018 às 17:44

Neste artigo, o presidente da Central Única de Bairros de Petrolina (Cubape), Pedro Caldas, destaca os grandes desafios do atual prefeito Miguel Coelho em relação à mobilidade urbana do município, mas enaltece a disposição do gestor em já ter conseguido ações relevantes para o setor em apenas dois anos.

Confiram:

Após a entrega da primeira parte da duplicação da Avenida Sete de Setembro, no último dia 26 de outubro, com a presença do ministro dos transportes Walter Casimiro, do senador Fernando Bezerra, o deputado federal Fernando Filho e diversas lideranças do Vale do São Francisco, o prefeito Miguel Coelho dá um passo importante para cravar na história de Petrolina como o prefeito que mais fez pela mobilidade urbana.

As obras de mobilidade já entregue à população em apenas 22 meses de gestão são a ciclovia da Avenida Cardoso de Sá – trecho Orla (sentido Monumento do Centenário), Rotatória de acesso ao Jatobá (Posto L3) -, anúncio da duplicação da Avenida Honorato Viana com a construção de 3 viadutos, duplicação da Avenida Sete de Setembro com 2 viadutos, acesso ao Bairro Vila Eulália, duplicação da Estrada da Banana, iluminação do último trecho da Perimetral, recapeamento asfáltico das Avenidas Integração, Avenida Nilo Coelho (trecho Bari via Terminal Rodoviário e Avenida das Nações). Além da pavimentação de mais de 250 ruas e avenidas em toda cidade, seja na área urbana, ribeirinha ou de sequeiro, a exemplo da Tapera, que recebe a pavimentação de quase 100% das suas vias.

Os desafios do prefeito Miguel Coelho para proporcionar uma mobilidade urbana sustentável está fundamentado em investimentos na infraestrutura, integração em rede e principalmente comprometimento político, ou melhor: força política.

O poder municipal tem o dever de elaborar o planejamento e realizar investimentos na mobilidade urbana das cidades, conforme o nosso PLAMOB – Plano Municipal de Mobilidade Urbana – e a Lei Federal 12.587/2012, que instituiu a Política Nacional de Mobilidade Urbana no país. O município tem como responsabilidade principal: realizar investimentos, Prestar os serviços essenciais de transporte coletivo urbano, Planejar e executar a política de mobilidade urbana municipal.

Partindo dessa premissa, o prefeito se prepara para oferecer a Petrolina uma cidade mais sustentável concedendo à sua população maior qualidade de vida, e contar também com um serviço de transporte coletivo de qualidade.

No ato da entrega da duplicação da Avenida Sete de Setembro o senador Fernando Bezerra Coelho anunciou mais uma obra de mobilidade urbana para Petrolina: a duplicação de 4 km na chegada da cidade pela BR-428 (trecho Recife/Petrolina), momento de euforia e aplausos. Era visível a alegria estampada no rosto do prefeito quando desse anúncio, e da confirmação do ministro dos Transportes Walter Casimiro autorizando de imediato a equipe de engenharia do DNIT a executar o levantamento nos próximos dias.

Miguel vem se consolidando na política estadual, em tão pouco tempo no Executivo, como sendo visionário, corajoso e destemido. Administrando a cidade mais importante do Sertão do Estado sem receber nenhum centavo do governador Paulo Câmara, que por sinal está matando o povo do Interior de sede, sem água nas torneiras e sem carros-pipas.

Pedro Caldas/Presidente da Cubape (Central Única dos Bairros de Petrolina) e Membro do ConCidade Petrolina

Artigo do leitor: “Miguel Coelho e os desafios de uma mobilidade urbana sustentável”

  1. Defensor da liberdade disse:

    Claro, salvando presidente corrupto de ser investigado pela justiça, desse jeito qualquer um tem acesso ao caixa da união. É tudo obra bancada por Brasília. Tem que ser muito tapado para achar que em Brasília qualquer zé tem acesso.

  2. marcius disse:

    Lembrar ao amigo, que mobilidade não se faz apenas com asfalto para veículos passar. Mobilidade se faz, com vias para veículos, com ciclovias, com calçadas em boas condições e acessíveis, com arborização, etc, Apenas foi feita para o carro a Av. 7 de setembro. Falta muito para ter Mobilidade.

  3. Flavio disse:

    Quem não faz nada sempre irá reclamar. Parabéns Miguel, quanto a conclusão todos sabemos que ocorrerá, pois quem foi a essa inauguração da primeira etapa ouviu perfeitamente o seu compromisso. Valeu Pedro Caldas,. Valeu Galeguinho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários