Artigo do leitor: “Homens-Titãs”

1

Neste artigo abaixo, o professor Thiago Jerônimo dá um sentindo coerente sobre a ‘arte’ de viver (ou de sobreviver) nos dias atuais. Boa leitura:

Não há fórmulas mágicas e nem varinha de cordão para viver. A vida não se deixa traduzir por esses mecanismos. Ela nos constrange através do seu ineditismo e imprevisibilidade. Viver se tornou um grande desafio nos dias atuais e nos transformou em gladiadores do século 21.

Precisamos estar sempre de prontidão para tudo que transita em nossa frente. Sempre alerta, como dizem os escoteiros.

As redes sociais nos lançam centenas de informações por segundo. O tempo passa rápido como uma locomotiva desgovernada, e tudo precisa se conhecido. Gírias, dados, pessoas, fatos e notícias devem estar em nosso HD anatômico.

Nada pode ficar para depois, sem atraso! Pessoas passam, sentimentos são sufocados e nós precisamos fingir que suportamos tudo e todos. Uma forma de mostrar nosso profissionalismo e competência.

E assim ficamos reféns de nós mesmos. Presos em escolhas que já foram feitas, mas não por nós. Pelas circunstâncias que insistem em prevalecer sobre nosso corpo e consciência.

Nas palavras do poeta Gonçalves Dias, “Viver é lutar”, uma forma de nos alertar sobre as batalhas que irão ser travadas dentro de cada indivíduo. Permitindo assim, a transformação de homens em titãs.

Thiago Jerônimo/Mestre em Sociologia pela UFRPE/Professor de Sociologia do Colégio Dom Bosco e Curso Bios/Técnico em Educação da GRE Petrolina

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome