Artigo do leitor: “Advocacia é um sacerdócio”

1
Sebastião Leite, advogado. (Foto: Arquivo Pessoal)

Em artigo enviado a este Blog, o advogado Sebastião Leite fala sobre as relações sociais vividas através da profissão e afirma que, além de ser uma atividade profissional, a advocacia é um “sacerdócio”. A mensagem também é uma homenagem a todos os advogados pelo seu dia (ocorrido no último sábado, 11 de agosto).

Acompanhem:

A advocacia como forma de equilibrar a balança das relações sociais através do fomento à justiça é a nobre e essencial tarefa que nos cabe exercer com determinação e coragem.

O verdadeiro advogado entende o seu lugar na sociedade, sabe da sua importância e indispensabilidade, pois a advocacia não é apenas uma atividade profissional. É um “sacerdócio” que garante a paz e a cidadania através da busca pelo melhor direito.

Não existe cidadania se não existirem direitos e deveres conferidos a cada pessoa. Nós, advogados, somos um exército que visa a garantir o exercício da cidadania, pois homens e mulheres somente passam a ser chamados de cidadãos quando têm respeitados os seus direitos e são chamados ao cumprimento dos seus deveres.

Quando se cerceia o exercício da atividade de um único advogado, está se atingindo de forma contundente a cidadania; gozamos de prerrogativas no exercício de nossa profissão, não como vaidade de uma classe, mas como uma armadura protetora para a luta em busca do direito do cidadão e da sociedade, pois somos bravos defensores dos direitos dos outros, para os outros e pelos outros.

O verdadeiro advogado sabe do seu papel na sociedade, devendo ficar sempre vigilante e pronto para garantir que seja feita justiça!

O verdadeiro advogado sabe que não existe hierarquia entre juízes, promotores e advogados, pois não se sente menor ou subordinado; a nossa atividade, por si só, proclama isto e, se assim não estiver acontecendo, é porque algo está errado, algo está fora de lugar, e quem mais perde com isso é a sociedade!

Somos os incansáveis que acreditam e nunca desistem! Somos o conhecimento que se materializa em direitos, somos a garantia da paz e da justiça, somos a mão estendida para ajudar e o coração valente e inquieto que nunca repousa, até que seja atendido e respeitado o direito de quem representamos.

Tenho muita honra e um sublime orgulho em ser advogado!

Sebastião Leite/Advogado

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome