Artigo do leitor: “A mudança começa em nós”

por Carlos Britto // 16 de abril de 2016 às 21:32

miguel coelhoEm artigo enviado a este Blog, o deputado estadual e presidente da comissão provisória do PSB de Petrolina, Miguel Coelho, faz uma breve análise do grave cenário político e econômico do país e sugere uma profunda reflexão sobre mudanças que necessitam acontecer.

Confiram:

O Brasil passa por um momento delicado da sua história. Vamos enfrentar o segundo processo de impeachment de um presidente da república em menos de 30 anos. Tudo isso que está ocorrendo nos faz pensar no que queremos para nossa nação, mas principalmente para as nossas vidas.

O desemprego aumenta diariamente e assusta, especialmente, quem está entrando no mercado de trabalho. O poder de compra diminui bruscamente e o nível de endividamento da população cresceu. Nossos indicadores econômicos estão em queda desenfreada e as conquistas socioeconômicas dos últimos anos começam a entrar em risco.

Todos os dias, tomamos conhecimento de novos casos de corrupção nos mais variados níveis do estado brasileiro. A generalização das pessoas envolvidas e não envolvidas nos casos é inevitável, mas pergunto será que tudo isso só ocorre na política? Será que nós cidadãos não temos uma parcela de culpa ou responsabilidade? O jeitinho brasileiro de se fazer as coisas, a furada na fila, o pedido de benefícios por motivos escusos, a tentativa de se livrar da multa e tantos outros casos que sabemos que acontece no cotidiano também são atitudes condenáveis.

Acredito que precisamos todos fazer uma grande reflexão. Falamos tantas vezes no Brasil que desejamos, mas tratamos pouco das mudanças que as pessoas precisam fazer. Nosso país é formado por um povo eclético, com diferentes culturas e tradições, mas com um grande amor em comum: a nossa pátria.

O momento que estamos enfrentando se torna ainda mais delicado por ser às vésperas das eleições municipais. É por essa razão que sou a favor que as mudanças que já iniciaram ganhem corpo, voz e força ainda mais.

Temos que separar aquela velha prática da política assistencialista, onde, para se eleger, ganha quem “der” mais para as pessoas. A essência da política é de poder mudar as vidas das pessoas por meio de transformações e projetos com foco na coletividade, não através de favores. Não podemos mais aceitar a infeliz prática de comercialização de apoios, temos que colocar na prioridade o debate das ideias, das políticas públicas. As pessoas que querem e as que já estão na vida pública precisam fazer o debate do ‘nós’, e não do ‘eu’.

Reafirmo que podemos iniciar um novo tempo no Brasil, mas essa transformação só se faz possível se mudarmos as nossas posições e concepções. Independente do que ocorrer neste domingo, tudo deve servir de aprendizado e não podemos parar esse processo no domingo.

Precisamos continuar essas mudanças todos os dias. De nada serve ser a favor ou contra o que está passando, se no pessoal aceitarmos os “favores” cotidianos de qualquer que seja. Para qualquer grande mudança precisamos, primeiramente, de uma pequena atitude: agir.

Miguel Coelho/Deputado estadual e presidente do PSB de Petrolina

Artigo do leitor: “A mudança começa em nós”

  1. Magno disse:

    Perdeu meu voto! Sou Dilma!

  2. cleonildo disse:

    vocês tem é de fazer alianças e não está com arrogância com os aliados (vereadores)porque o dia da eleição está chegando e vai ser mais uma derrota eu mesmo sou apenas um cidadão e eleitor e admiro muito a postura de FBC e voto nelo toda hora mas vocês miguel e fernandinho tem q ser mais humilde com a população petrolinense porque o povo estão de olho só resta dizer o seguinte eu fico com um pouco de pena porque vamos perder a eleição novamente era o q eu não queria. obrigado e vamos a luta e ser mais humilde! att.cleonildo!

  3. Costa disse:

    Esse jeitinho brasileiro é herança dos descasos das autoridades perante o povo, bom exemplo disso é o fato de um senador de Petrolina (não por acaso é seu pai) está sendo acusado na lava jato de embolsar R$ 10 milhões e outros processos mais. Portanto, sr. deputado, comece a fachina dentro de casa!!!

  4. Carlos disse:

    Também perdeu meu voto e da minha família que totalizam 23 e sempre vota unida. Ah! O irmão dele também. A boa atitude começa ao tentarmos tirar esses políticos oportunistas.

  5. EU disse:

    Este cara pensa que o povo é besta foram eleitos graças ao governo que ai esta que os projetou nacionalmente,agora eles cospem no prato que comeram desta raça já era esperado eles vivem de trair os colegas como traíram Gonzaga,trairam,Lucas trairam Dilma e Lula.

  6. marianinha disse:

    Parabenizo o deputado e todo psb. Fora Dilma e leve Adalberto junto

  7. Antônio disse:

    É verdade! Petrolina já mostrou que não quer Fernando Filho com o prefeito. Pelo jeito esse almofadinha aí vai no mesmo caminho. Seja mais humilde, deputado! Se até Osvaldo Coelho perdeu, imagine você…

  8. Petrolinense disse:

    Parabéns deputado.

  9. Marcos disse:

    Depois desta postura, não terão mais voto, vou de Adalberto, mesmo nao gostando de alguns comportamentos do Deputado, pois a pior qualidade de um ser humano é a ingrato, estes socialistas cospem literalmente no prato que comeram por anos, sera que Eduardo Campos teria sido governador a primeira vez sem o apoio primordial de Lula, jamais. Depois os governos petistas trouxeram grandes obras para nosso Estado, hoje estes socialistas dao o troco, serão derrotados outra vez em Petrolina, FBC e companhia.

  10. Marcos disse:

    Depois desta postura, não terão mais meu voto, vou de Adalberto, mesmo nao gostando de alguns comportamentos do Deputado, pois a pior qualidade de um ser humano é a ingratidao, estes socialistas cospem literalmente no prato que comeram por anos, sera que Eduardo Campos teria sido governador a primeira vez sem o apoio primordial de Lula, jamais. Depois os governos petistas trouxeram grandes obras para nosso Estado, hoje estes socialistas dao o troco, serão derrotados outra vez em Petrolina, FBC e companhia.

  11. Cidadão disse:

    Se for falar em arrogância coloque também o deputado Odaci e deputado Adalberto na lista. Arrogantes e oportunistas que usam da velha politica assistencialista para ganhar votos.

  12. Priscila disse:

    Perdeu meu.voto . agora vou voltar em Odacy.

  13. Maíra disse:

    Não tem mais meu voto pra Prefeituro e quaqueriutro cargo político.
    Eu e minha família apoiarmos Lula e Dilma.

  14. Francisco disse:

    É deputado, ainda ha tempo de convencer seu pai e irmão a mudarem seus votos. Caso contrario, desistam da candidatura a prefeito de Petrolina.

  15. ELEITOR SÁBIO. disse:

    Correto muda Brasil,FAÇO feira só aumento.

  16. Luz disse:

    Vou ficar atenta, anotar e guardar para futuras orientações de votos, o nome de cada um desses deputados que votam a favor do impeachment.

  17. Luz disse:

    Ah… lembrando ainda que sou Dilma, sou Lula, sou PT.

  18. LAURA disse:

    Me dá nojo essa falta de indignação por parte de alguns “brasileiros” com este governo fracassado do pt.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários