Artes cênicas no Sertão do São Francisco e crítica teatral serão temas de oficinas

por Carlos Britto // 17 de setembro de 2021 às 21:35

Atriz Brisa Rodrigues/foto: George Magaraia

O fazer teatral e a memória são temas da 1ª edição do encontro ‘Cena, Café e Conversa’, que será realizado entre os dias 24 e 26 de setembro em Petrolina. Voltado ao diálogo e produção de conteúdo sobre as práticas cênicas no Sertão do São Francisco, o projeto oferece quatro atividades formativas, sendo duas oficinas e duas palestras. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas em formulário online, disponível no link do evento.

A atriz e pesquisadora Brisa Rodrigues ministra a oficina ‘A memória é um oráculo: laboratório de criação no teatro performativo’, nos dias 25 e 26 de setembro. As aulas serão das 9h às 13h, no CEU das Águas do Bairro Rio Corrente (Rua do Tamarindo, s/n). A doutoranda em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio) aborda o processo criativo de cenas a partir da memória. As vagas para essa ação são limitadas a 10 pessoas, pois houve a redução da capacidade para garantir o distanciamento social.

Jornalista Carol Braga/foto: Aline Prado

Nos mesmos dias e horários, mas de forma remota, acontecerá a oficina ‘Jornalismo Cultural: novos caminhos para a crítica teatral’, com a jornalista Carol Braga, editora do portal Culturadoria e doutora em comunicação, atuando como professora universitária desde 2014. Com foco na prática da crítica de Teatro, a oficina é voltada para profissionais de comunicação e interessados na área. Estão disponíveis 50 vagas para a sala online no Zoom.

Além das oficinas, o projeto ainda oferece duas palestras. O ator e mestrando em Artes pela UERJ, Paulo de Melo aborda a sua prática teatral na palestra ‘Odisseia de um artista em deriva’, no dia 25/09. Já no dia 26, Edison Ferraz, pesquisador doutorando em Artes Cênicas pela Unirio, explana sobre ‘O papel do pesquisador na preservação da memória cênica’. As duas palestras serão remotas, transmitidas no canal do YouTube do Portal Culturama.

Homenagem

O ‘Cena, Café e Conversa’ é um projeto assinado pela Pipa Produções com coordenação artística e curadoria de Thom Galiano e Adriano Alves. Esse ano, o homenageado é o ator e multiartista Sebastião Simão Filho, que atuou na criação de grupos e formação de novos atores na região. A programação conta ainda com apresentações, mesas-redondas, leitura dramatizada, exposição e lançamento de uma revista. Essas atividades serão gratuitas e concentradas na Biblioteca Municipal Cid Carvalho, localizada na Avenida Presidente Tancredo Neves (próximo ao River Shopping e ao Centro de Convenções). Detalhes podem ser acessados no link do projeto e acompanhados no perfil do Instagram.

O projeto é incentivado pelo Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura (Funcultura) da Fundarpe, através da Secretaria de Cultura do Governo do Estado de Pernambuco. O apoio institucional é da Trup Errante, Prefeitura de Petrolina, Abajur Soluções em Audiovisual e o Sesc Petrolina. As informações são da assessoria.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *