Arnaldo Jabor morre aos 81 anos em São Paulo

por Carlos Britto // 15 de fevereiro de 2022 às 09:33

Foto: Tiago Queiroz/Estadão Conteúdo

O cineasta, cronista e jornalista Arnaldo Jabor, de 81 anos, morreu na madrugada desta terça (15) em São Paulo, vítima de um acidente vascular cerebral (AVC). Ele estava internado desde dezembro do ano passado no Hospital Sírio-Libanês, na região central da cidade. Segundo a família, Jabor faleceu por volta da meia-noite.

Jabor dirigiu “Eu sei que vou te amar” (1986), indicado à Palma de Ouro de melhor filme do Festival de Cannes. E fez história como colunista de telejornais da TV Globo desde 1991.

Trajetória

Arnaldo Jabor teve extensa carreira dedicada ao cinema, à literatura e ao jornalismo. No cinema, dirigiu sete longas, dois curtas e dois documentários. Formado no ambiente do Cinema Novo, Jabor participou da segunda fase do movimento, um dos maiores do país, conhecido por retratar questões políticas e sociais do Brasil inspirado no neorrealismo italiano e na nouvelle vague francesa.

Mesmo antes de se tornar um premiado diretor e roteirista, já mostrava paixão pela sétima arte. Foi também técnico sonoro, assistente de direção e crítico de cinema. Ele se formou pelo curso de cinema do Itamaraty-Unesco em 1964.

A partir de 1991, ele passou a escrever crônicas para jornais e também a fazer comentários políticos em programas de TV da Globo — “Jornal Nacional”, “Bom Dia Brasil”, “Jornal Hoje”, “Fantástico” — e de rádio na CBN.

Por conta da pandemia, ele gravava as colunas em casa. Com o avanço da vacinação, conseguiu voltar para a redação da TV Globo, em São Paulo. O último comentário foi no dia 18 de novembro, quando falou sobre as suspeitas de interferência no Enem. (Fonte: G1)

Arnaldo Jabor morre aos 81 anos em São Paulo

  1. Otavio disse:

    Gostava muito de ver os seus comentários Que Deus o acolha.

  2. Otavio disse:

    Gostava muito de ver os seus comentários Que Deus o receba.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários