Área do Parque Fluvial ganha mais dois acessos ao rio na Orla de Juazeiro

3
(Foto: Ascom PMJ/Divulgação)

A população de Juazeiro passará a contar, nos próximos dias, com mais duas opções de acesso à margem do Rio São Francisco, na área do Parque Fluvial. A Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Obras e Desenvolvimento Urbano (Sedur) iniciou ontem (4) a instalação de duas novas escadarias.

A equipe técnica da Pasta destaca que a implantação das escadarias foi pensada no sentido de ampliar as oportunidades de acesso ao parque. “A maioria dos acessos é por rampas, que têm um declive muito acentuado. Então optamos em colocar as escadarias, que ficarão localizadas nas imediações da Avenida Adolfo Viana e a outra juntamente com a rampa metálica, que também será implantada em breve e, juntas, vão compor o acesso do terminal hidroviário, oferecendo mobilidade e acessibilidade das pessoas com deficiência”, explica o engenheiro civil da Sedur, Lucas Souza.

O secretário Hemerson Guimarães visitou a obra para acompanhar a execução dos serviços e acrescentou que, além da implantação das escadarias, a obra segue com assentamento do piso intertravado na área de convivência do Terminal Hidroviário. “A obra do Parque Fluvial vem num ritmo constante. Podemos dizer que dos 1.300 metros quadrados (m²) da área de convivência do terminal hidroviário, 90% estão com o piso concluído, 40% da obra em geral já foram executados e estamos trabalhando para cumprir o cronograma estabelecido e realizar esse grande sonho da população juazeirense”, destacou.

A obra do Parque Fluvial é uma iniciativa da Prefeitura de Juazeiro, através da Sedur, em parceria com o Fundo Nacional de Meio Ambiente (FNMA) do Ministério do Meio Ambiente e do Fundo Socioambiental da Caixa Econômica Federal. A intervenção tem como objetivo promover a revitalização física e paisagística de toda a área considerada como degradada da orla fluvial juazeirense, no trecho entre o muro da Marinha e o início do bairro Angari – uma extensão de aproximadamente 3,5 Km.

Obra já executada

Até o momento já foram executadas a implantação de academias da saúde, parques infantis, 98% da extensão da pista de Cooper, ciclovia em toda a extensão do parque, recuperação do campo de esportes, das quadras poliesportivas e de areia. Ainda serão feitas uma pista de skate, a estruturação e ordenamento do mirante, criação de um atracadouro náutico e reaproveitamento da cobertura do espaço onde estão localizados os bares do M para a criação de um terminal hidroviário. As barracas que ficavam próximas a Marinha já foram retiradas da margem do rio por questões ambientais e serão ordenadas e padronizadas na área da calçada que será ampliada.

3 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome