O município de Arcoverde (PE), no Sertão do Moxotó, receberá na próxima semana o curso gratuito “Gestão Ambiental – Licenciamento e Projetos de Aterros Sanitários”, da Escola de Contas do TCE-PE. O evento acontecerá na Inspetoria Regional do órgão judiciário, de 4 a 7 de junho, das 8h às 18h.
O curso faz parte do programa de interiorização da Escola de Contas, e é uma forma de contribuir com a orientação dos gestores nos municípios, levando em consideração um estudo que foi divulgado em fevereiro pelo TCE-PE, sobre a situação do destino final dos resíduos sólidos gerados pelos municípios pernambucanos. O levantamento constatou que apenas 51 dos 184 municípios pernambucanos (27,7%) depositam corretamente o lixo em aterros sanitários. Outros 114 municípios (62%) continuam agindo em desrespeito ao meio ambiente, despejando os resíduos em lixões a céu aberto.
Os professores Flávio Vila Nova e Henrique Lira abordarão temas como Legislação aplicada ao licenciamento ambiental no Brasil e no Estado de Pernambuco, Etapas do Licenciamento Ambiental, Noções sobre Resíduos Sólidos Urbanos, Aterros Sanitários Convencionais, e Resíduos de Serviços de Saúde e Resíduos da Construção Civil.
As inscrições podem ser feitas até a quinta-feira anterior ao começo do curso, no site da Escola, onde também está a programação completa. Para mais informações, é só entrar em contato pelo (81) 3181-7928 ou e-mail gaec@tce.pe.gov.br. Outros detalhes podem ser acessados no site do TCE-PE ou pelo Facebook.