Araripina receberá segunda parada da Caravana da Inovação

por Carlos Britto // 06 de novembro de 2021 às 14:11

Foto: Reprodução

A Caravana da Inovação desembarca na próxima segunda-feira (8) em Araripina (PE), Sertão do Araripe, a partir das 14h. O evento acontecerá na Escola Técnica Estadual Pedro Muniz Falcão. A iniciativa, do governo do Estado, fará sua segunda parada da programação.

A região do Araripe é a maior produtora de gesso do Brasil, responsável por mais de 90% da produção nacional, possuindo as maiores reservas de gipsita (minério utilizado para fabricação do gesso) do país. A maior parte é concentrada no Polo Gesseiro, que abrange os municípios de Trindade, Araripina, Bodocó, Ipubi e Ouricuri.

A região é um celeiro de oportunidades para desenvolver projetos de sustentabilidade, usando novas tecnologias e inovação para amenizar os impactos ambientais desse processo extrativista. A Caravana da Inovação é coordenada pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e tem como objetivo mobilizar sociedade, empresas e instituições do Sertão do Araripe para debater a construção de uma nova política nesse segmento, que esteja alinhada às necessidades do setor econômico da região, possibilitando melhorias no setor de pesquisa e desenvolvimento do Polo Gesseiro.

Só para se ter ideia, existem cerca de 40 minas de gipsita instaladas na região. Essa atividade produtiva também conta com aproximadamente 180 empresas calcinadoras, responsáveis pelo processo térmico de transformação da gipsita em pó de gesso.

Online

A Caravana da Inovação também ocorrerá em formato virtual, através de uma plataforma online, para que todos os pernambucanos possam colaborar e participar das atividades e debates. Para fazer a inscrição basta acessar o site.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *